
Cacau, to com um problemão, meus pais acham que eu sou nova demais pr sair, pr qualquer lugar, NEM NA PADARIA EM FRENTE DE CASA EU POSSO IR.A maioria das minhas amigas, saem pra qualquer lugar, e eu naum posso ir pra lugar nenhum, ta certo que eu trnho 12 anos, mas nem na padaria da esquina eu posso ir, e eles naum mudam de ideia, ate procurei ajuda profissional, mas eu so pedia pra ela conversa com eles, e ela tentava, mas eles naum ligavam. Eu to muito cansada de ficar trancada em casaPRECISO DE AJUDA URGENTE!!!!
Oi Pinkgirl
olha, essas coisas são sempre muito complicadas.
lugar onde vc mora pode influenciar tb.
Se for por exemplo, em uma cidade do interior mais tranquila, é mais fácil vc poder sair.
Se é uma cidade grande, com muitos assaltos e violência, aí é bem complicado mesmo.
E mesmo em pequenas cidades do interior, aconteceram coisas terríveis.
Vc ficar chateada com seus pais não adianta, vc se estressa e os estressa tb.
Faça assim; tente ver o lado deles, que aí vc não ficará tão chateada e tão cansada.
Primeiro que os pais nem sempre percebem que os filhos cresceram um pouco para poder deixá-los mais livres. Precisam ter confiança em vc de que agirá de forma correta em relação ao que eles te orientarem. Então, ao invés de perder a paciência, vc precisa tentar agir com segurança e demonstrar que está crescendo e que pode agir com responsabilidade. Talvez eles te liberam um pouco se vc andar com uma amiga ou mais alguém, não ficar sozinha na rua. S a padaria e em frent de cas, pode combinar que va la comprar ão para todos e seu pai ou sua mãe te vigiam da janela, se isso os deixa mais sossegados, e vc vai e volta.Aos poucos, eles vão se acostumando com vc sair para ir lá. ssas coisas são aos poucos, mas é um passo importante. e não for agora, será em breve que acabarão por te soltar mais mesmo que seja para i na padaria em frente de casa.
Mas entenda lado deles, devem ficar doentes de preocupação se alguma coisa te acontecer. Vi um documentário uma vez sobre Tijuana (México), que depois dele vc nem sai de casa. O tráfico de orgãos lá é uma coisa horrorosa e eles pegam muitas crianças. E tem esse tipo de tráfico no Brasil tb. E aqui, pegam crianças até para fazer macumba, a gente tem que tomar muito cuidado mesmo. Sempre sai no jornal coisas desse tipo, é muito triste.
Infelizmente, o nosso mundo e digo mundo mesmo - porque a violência não é só no Brasil, é em muitos lugares inclusive países muito desenvolvidos - está extremamente violento. Em termos de história da humanidade, estamos vivendo um período bastante violento - lógico que houve outros períodos de muita violência tb. E as notícias que os jornais trazem de crimes são muito ruins. Por isso seus pais se preocupam e querem te proteger ao máximo. Não é encheção de saco, é preocupação e medo tb. Eles estão com medo, muita gente está com medo. Se pessoas adultas, cuidadosas, são sequestradas, roubadas, imagine as crianças...
Mas eles não podem te segurar para sempre. vc pode mostrar que sabe se cuidar, que pode ser responsável e que saberá o que fazer em alguma situações. Não conversar com estranhos é uma delas. Evite chamar a atenção das pessoas, evite andar com coisas que sejam ou pareçam caras - tênis, brincos, relógios, roupas chamativas, mochilas e bolsas - se for usar bolsa, use-a atravessada e não de um lado só, assim, fica dificil alguém passar correndo e puxá-la. Se for usar mesmo bolsa ou mochila, leve o mínimo necessário dentro. Não saia com documentos, se quiser tire uma cópia do seu documento, ou ande com a identidade do colégio ou invés de documento original. Se te roubarem, não levam o documento original. Ande com pouco dinheiro pelo mesmo motivo.
Algumas dicas de segurança. pode até parecer paranóia, mas é sempre bom previnir.
Aprenda a prestar atenção em tudo. As pessoas que estão na rua, dentro da loja onde vai. quem está parado nas esquinas ou encostado à toa. E olhe para trás quando estiver andando para ver se tem gente vindo atrás de vc. Isso já me salvou muitas vezes.
A melhor dica de segurança é a prevenção, então aprenda a prestar atenção em tudo a sua volta.
uma vez eu percebi um homem que começou a seguir a mim e ao meu irmão. Ele estava descendo a rua e nos viu subindo de bicicleta e mudou de ideia e começou a subir atrás de nós. Quando vi isso, pelo sim pelo não, quando passamos em frente a portaria de um clube/academia, chamei meu irmão e só disse assim: "Chegamos!" E entrei! e o porteiro do clube percebeu que tinha algo e ficamos eu e meu irmão dentro da portaria eu contei para eles do tal cara. Aí o cara passou, olhou feio para nós e continuou subindo. Depois, nós voltamos a subir e o cara tinha esperado mais para cima e começou a gritar conosco, que queria as bicicletas e nós então, descemos correndo. Nós estávamos de bicicleta e fugimos rápido.
Já aconteceu até de um carro uma vez seguir eu e minha mãe, que estávamos no carro dela voltando para casa. Nós percebemos e mudamos nosso trajeto algumas vezes e ele vinha direitinho atrás de nós. Aí, mamãe começou a correr mais e ele tb, colando na gente. Aí, ela correu mesmo! e sumimos da frente dele.
Onde tiver furgões, combis ou carros tipo fiorino com vidros escuros (ou claros mesmo), atravesse a rua evite passar do lado. Muitos sequestradores utiliza esse tipo de carro, vc passa do lado e eles só te puxam para dentro. Melhor ser mais preocupada e neurada, do que deixar algo acontecer com a gente.
se alguém te chamar de um carro fingindo precisar de ajuda com seja o que for - paralítico, idoso, gente com compras, e até gente passando mal, não vá. Pode ser golpe, inclusive de gente sentada do lado do passageiro do carro. afaste-se e diga que chamará um segurança para ajudar a pessoa e vá rápido, afaste-se mesmo e procure o segurança (vai que a pessoa precisa mesmo de ajuda), mas se for golpe a esoa se manda rapidinho quando chamam o segurança.
Em shoppings então - não confie em ninguém. Não acredite se alguém chegar e falar que seu pai ou sua mãe pediram para te buscar que aconteceu algo (trágico ou banal e vale para a escola tb! se forem te buscar na escola assim gente que vc nunca viu ou mesmo se tiver visto, ligue para casa), chame o segurança nesses casos e fique longe da pessoa que te abordar. Não vá se esconder em banheiros por exemplo, não ande em estacionamentos de shoppings ou de lojas que podem ser muito vazios, se achar que tem gente te incomodando, fique perto de mais pessoas.
O mais importante é que nunca converse com estranhos. É claro que a gente fala e tudo, mas só isso, vc não rende a conversa nemnada, não chama a atenção. Às vezes, até os adultos esquecem disso e acabam confiando em pessoas que nunca viram e em geral isso acaba mal.
Escutei o caso de uma menina que esperava a mãe dela em frente ao shopping. Aí, chegou um cara todo arrumado, de carro, roupa social e disse que mãe dela tinha pedido para ele ir buscá-la. Aí, ela só falou para ele esperar que ela ia falar com segurança e o cara se mandou. Quando ela voltou com o seguranca, ele já tinha ido. Não confie nas pessoas e siga sempre o bom senso.
Pode até combinar com seus pais algumas coisas. Se um dia acontecer qualquer coisa, quem iria te buscar? Se alguém for na escola, quem seria? Dependendo das relações familiares, não dá nem para confiar em alguns parentes, pois alguns podem ser doentes, ter problemas, etc. Uma vez minha mãe me chamou e disse que se acontecesse alguma coisa, apenas meu tio ou meu avô me buscariam na escola, mais ninguém. nem minha avó, ela era doente e mamãe sempre disse que ela nunca poderia nos buscar ou levar em nenhum lugar.
Nunca diga onde mora, onde está indo, onde estuda, com quantas pessoas mora, vc não fala nada e se alguém perguntar qualquer coisa, vc não sabe nada. E não demonstre que está sozinha, se achar que tem gente te olhando, vai para perto de onde estão mais pessoas. Dê a entender que não está sozinha, e ficando perto de mais gente (gente qe pareça normal) não tem como saber.
Vou parar a minha lista, acho que falei as coisas mais importantes já, senão daqui à pouco começo a falar o que aconteceu com um garotinho que saiu para ir no mercado comprar uma coisa que mãe pediu em Tijuana. Outra dica, não vá em Tijuana, eu não vou :-P
O caminho para resolver isso com seus pais é sempre a conversa e a confiança. Não é só eles confiarem em vc, mas perceberam que vc será cuidadosa, mas mesmo assim, ainda vão ter medo e preocupação de alguma coisa acontecer. Converse com eles sobre segurança e do que eles têm medo, assim, vai entender melhor o lado deles e eles poderão ver que vc já entende que não pode confiar nas pessoas e que será cuidadosa. mas converse com calma, paciência, sem brigar nem nada, apenas para entender melhor a situação e eles poderem ver que vc cresceu e que já sabe falar sobre isso e que entende que coisas ruins acontecem e que todos nós precisamos tomar muito cuidado.
É possível que mesmo assim eles ainda não topem te deixar ir na padaria ou na esquina, mas é o começo de uma conversa séria e responsável sobre isso. Tudo é uma questão de tempo. Se não deixarem agora, quem sabe daqui alguns meses?
Combine então, deles te levarem, assim vc sai de casa um pouco:-)
e muita gente de 12 anos tb não anda sozinha, não é só vc. muita gente de 15 anos não anda sozinha tb, então vc pode relaxar. tem gente que combina até onde podem ir -1 quarteirão, andar só na frente de casa, ir só até a esquina... Isso se resolve aos poucos mesmo e com tempo e paciência.
boa sorte e qualquer dúvida pode escrever
bjs
Cacau
XXX