quarta-feira, 2 de setembro de 2009

garoto, notas ruins, nervosismo...

A Marcela escreveu pedindo ajuda!
A carta é extensa :-)
Olha, como é bastante coisa, fui respondendo cada problema na ordem em que aparece no texto:

"eu acho que vc ja deu uma explicada ai mas eu gostaria de saber como perder a timidez.. e pricipalmente na frente de um menino que vc gosta.. nao é so a timidez é um pouco do nervoso que dá.. tem vezes que só de falar o nome dele já da aquele nervoso.. "

Todo mundo tem um pouco de timidez em diferentes graus ou situações. É claro que tem gente que é bastante extrovertida também, mas a maioria fica tímida ou nervosa, quando entra em uma situação que não está acostumada. Por exemplo, de repente avisam a uma professora que ela dará uma palestra naquele dia. Ou avisam no escritório que haverá uma conferência virtual com colaboradores estrangeiros. Na verdade, quando acontecem essas coisas, a pessoa não tem alternativa a não ser dar o melhor de si. Falta de preparo e de autoconfiança também geram nervosismo. E quando se trata de conversar com um menino, as meninas ficam nervosas sim. Mas vale lembrar, que alguns meninos também ficam nervosos. Talvez vc esteja mais nervosa porque não o conhece direito. Quando conhecemos alguém e ficamos a vontade com esa pessoa, não há pressão, então, não há razão para nervosismo. Esse estresse aparece quando temos esperanças demais, desejos e sonhos demais, você quer muito que ele goste de vc, tente fazer uma coisa de cada vez. Primeiro conversar com ele, dê a entender que gostaria de conversar mais, passar mais tempo juntos. Arruma assunto em comum.

Agora, se realmente está tendo crises de nervosismo e timidez só de pensar em falar com alguém, ou apresentar trabalho na frente da turma, ou quase morre se o professor te chama na sala, aí vale a pena procurar alguém com quem conversar. A escola tem, espera-se que tenha, um psicólogo, e é a pessoa mais indicada para ajudar se for mesmo um caso mais grave. Se não quiser ir por esse caminho, se é só uma fase e mais com meninos mesmo, aulas de teatro ou de dança vão te ajudar a se soltar. Algumas escolas estão sempre fazendo peças de teatro, veja se a sua é uma delas. Ou se não, peça que te avisem ou procure uma escolinha mesmo de teatro e dança. Algumas universidades federais oferecem cursos de extensão em determinadas épocas do ano, e algumas instituições culturais também. O mesmo vale para centros culturais, que sempre possuem uma programação de oficinas, essas são até mais em conta se não forem gratuitas, resta saber se estão oferecendo algo para a sua faixa etária e dentro do que vc deseja.

"E cacau eu sei que com o tempo vc se decide mas eu tbm queria de saber.. se vc tem uma amiga BEST e ela se separa de vc e vc realmente acha que nunca mais vai ver ela (ou pelo menos não como e tanto quanto antes) pq o lugar pra onde ela foi é mtu longe... tipo em outro estado..como vc pode acostumar a conviver só com as outras ou sem a sua amiga BEST...? TÔ comfusa d+ é dificil vc se separar de uma pessoa que vc realmente ama.."

Olha isso já aconteceu comigo. Eu tinha uma melhor amiga desde o pré-escolar. Aí, ela se mudou. Eu fiquei super triste, ainda mais que eu não convivia muito com as outras meninas. Na escola todo mundo se dava bem e tal, mas eu e minha amiga, às vezes, passávamos a tarde juntas depois da escola, íamos para casa dela, era o máximo. Mas aí, ela se mudou. A gente fica muito triste, mas a vida é assim mesmo. Depois tive outras amigas. E já aconteceu de muitas delas se mudarem, e mudarem até de país, três amigas minhas foram para outros países mesmo! A gente acha que vai ficar super sozinha, e pode até ficar sozinha mesmo por um tempo, mas depois vc arruma gente nova, na escola, ou em outros lugares. por isso precisa estar sempre aberta para as pessoas novas. E quando encontramos de novo as amigas, parece que nos vimos ontem. Em alguns casos, a amizade não muda, continua a mesma, do ponto em que parou. Em outros casos, as coisas nunca mais serão as mesmas, porque as pessoas também mudam o jeito de ser.
De um jeito ou de outro, hoje em dia com internet, msn, orkut, twitter, etc, é fácil manter o contato. Com msn, messenger, skype, vcs podem conversar o quanto quiserem e de graça! Com webcam podem se ver tb. Meu irmão tem um amigo nos Estados Unidos, outros na França, Portugal e conversa sempre com eles. E eu tb converso com minhas amigas. E visitamos tb. Vc terá lugares novos para conhecer se resolver fazer uma visita. E ela também poderá te visitar, então, convide sempre! Quando uma não puder ir passear, talvez a outra possa, quem sabe? ou passar férias juntas. O importante é não perder o contato.

"e outras coisas.. quando vc era uma aluna excelente e depois vc nao entende mais nada do que o professor explica ( sei que pode ser dificuldades) mas acho que nao é ..
e quando vc fica cansada a toa e nao quer escutar ninguém e td que te falam te irrita.."

Bom, vc está com problemas em só uma matéria ou em todas? Qual é a matéria?
Vc pode apenas ter perdido alguma coisa no meio do caminho dessa matéria e não está entendo agora porque perdeu uma parte... pode ser problema de concentração ou cansaço. Se está cansada, sem dormir ou comer direito, a memória tb não dá conta do recado e não guarda as informações que são passadas. O mesmo vale para o estresse. Pelo jeito tem bastante coisa acontecendo com vc e vc está cansada e triste com tudo isso.

Então vamos por partes:
está cansada, irritada, não quer escutar ninguém e tdo te irrita.

Bem vinda a adolescência!

O adolescente precisa de muitas horas de sono, ou fica nessa irritação. E fica morrendo de fome o tempo todo (principalmente os meninos, por isso eles estão sempre comendo) o que tb causa irritação. Então, precisa dormir o que precisa e comer super bem, principalmente antes de ir para aula e no intervalo fazer um lanche. Ande com barras de energia, dizem que são boas, só gosto o que é enjoativo. Mas cuidado com os alimentos calóricos. Vc não vai aprender a matéria se estiver com muito sono ou com fome. Mas se comer demais tb vai ficar com mais sono, portanto, tudo com equilíbrio. E outra coisa, às vezes a gente não percebe que está com fome, por isso faça lanches nos intervalos. É claro que tb não quer dizer que seja o seu caso, é só uma ideia. O meu irmão estava sempre irritado, e boa parte das vezes, ou ele não tinha dormido ou não tinha almoçado...

Fora esses dois fatores para a causa da irritação e falta de paciência e cansaço, o corpo está recebendo uma carga grande de hormônios, que causam esses problemas também, e que são problemas normais. Todo mundo passa por isso, alguns em maior ou menor grau. e vai durar um tempinho também, então precisa achar um equilíbrio. Se tudo isso persistir muito, e estiver te afetando demais, vale procurar alguém que te oriente também.
Se sabe que algo te irrita, tente se controlar. O maior cuidado que deve ter é se ficar triste demais, esse é o maior problema de todos, é melhor vc estar irritada do que triste. Evitar ficar nervosa demais e depois triste demais.
É claro que não tenho intenção de substituir um médico ou outro especialista, essa é só minha opinião.

Sobre as notas ruins, vc precisa estudar de forma organizada. Ter um lugar sossegado para estudar onde não irão te incomodar e que não tenha barulho. Faça intervalos de duas em duas horas ou até mesmo menos. Pegue a matéria que foi passada em sala e estude. marque o que não está entendendo e tente entender. Se não está aprendendo, procure o professor. leve as dúvidas de forma organizada e aponte precisamente os seus problemas. Se não sabe quais são, volte até a matéria que vc entendeu e retome tudo de novo. Diga ao professor que até ali vc entendeu e que depois não entendeu mais. Ele deverá te ajudar, mas o tempo dele também é curto, então talvez não dê para te ajudar com tudo, apesar de ser esse o trabalho dele. Se estiver com muitas dificuldades procure alguém que possa estudar com vc, pelo menos para tirar suas dúvidas, às vezes, depois da aula mesmo. talvez vc precise mesmo sentar com alguém. Um colega que sabe a matéria, um grupo de estudos, alguns lugares/escolas tem auxílio dever de casa, ou o próprio professor (mas dificilmente ele terá tempo, mas vale perguntar por um tempinho livre para tirar suas dúvidas sem ser na aula), vai que ele tem tempo e disposição? Ou algum ou alguma colega dele... Ou um estudante de outra turma... E tem também os seus pais ou um irmão mais velho.
Sem querer te estressar mais, mas estressando, nós já estamos em setembro, vc tem precisa recuperar suas notas agora.

"qundo vc tem varios amigos falsos e nao sabe como se livrar deles ...ten uns que sao so por interesse e qundo vc acha que uma das suas amigas mais legais nao é realmente aquela amiga que se dê para confiar.."
Infelizmente as pessoas são assim e até mais do que imaginamos, o que é uma pena. Enquanto somos de um jeito e temos certas ideias do que acreditamos e seguimos em termos de valores e moral, outros não se importam com nada. Daí a existência de cyberbulling, de gozação, de mentiras e assim por diante. O importante é que vc já sabe como eles são e por agora, não há perspectivas de que mudem. Na verdade, algumas pessoas ficam felizes de serem assim de fazerem as coisas que fazem, é a opção delas. Vc deve ficar na sua e se sabe que são assim, não se surpreenda quando eles aprontarem. O melhor é procurar uma turma que tenha mais a ver com vc. E atenção, tem gente que só de ver que vc está chateada e meio para baixo, se regozija e faz de tudo para vc ficar pior ainda, então muito cuidado.

"e quando vc gosta de um menino que é um pouco mais velho, tem varias opçoes (e eu não sou uma das melhores pq tenho que admitir que eu sou horrivel perto daquelas meninas) ele odeia td o que vc gosta,mas vc acha ele lindo e ainda por cima gosta dele (ou pelo menos axa que gosta)"

deve descobrir se gosta mesmo dele, porque se não tiverem nada em comum, ele ser lindo nem adianta mais...

"e isso pq não estou de tpm para escrever isso.. eu realmente estou com graaaaandes problemas que eu sozinha não consigo resolver e estou quase explodindo.. e vc é uma daquelas que nao quer contar pra sua mae pq ela nunca vai te entender pq é meio estranho....
pra vc ter uma ideia da ultima ves que eu contei pra ela que gostava de um menino ela ficava me zuando e falando bla bla bla bla bla na minha cabeça e nao quero ficar ouvindo sermoes dela de que meninos nao prestam.. poxa se ela ta casada como os meninos nao prestam ?me da uma ajuda vai .. e se precisar de detalhes pode pedir... desde que eu consiga melhorar a minha vida vai ser otimo..
e se nao for pedir mtu eu gostaria que vc colocasse as suas dicas pra mim no meu blog..ta bjs me ajude Plixx..
Mar..""

É vc está bem estressada, precisa relaxar. Vc está sentindo coisas demais, preocupação com as notas, o menino de quem gosta, a amiga que vai embora, sua mãe... Se pensa em tudo ao mesmo tempo, parece coisa demais e que não vai dar conta, o jeito é dividir as coisas e só se preocupar com elas quando for trabalhar com cada assunto. hora de estudar, estude, hora de conversar com sua amiga, converse... Se ficar se preocupando o tempo todo com tudo, isso tira completamente suas energias e te satura. A tarefa mais difícil que há é não pensar em nada. Limpar a mente, ficar alguns minutos sem pensar, quanto mais tenta, mais pensa... aí vc respira fundo, solta o ar devagar e começa de novo... até acalmar...

E tente dar uma volta, ir num parque ou praça, refrescar a cabeça, fazer algo diferente. Se não tb não vai conseguir estudar, precisa distrair. Nem que seja ver um filme comendo pipoca.

Sobre a sua mãe, às vezes não entendemos porque nossos pais tem certas atitudes. Ou eles, ou outras pessoas. então tente não se chatear com isso. Um exercício interessante é vc tentar ver o ponto de vista do outro, no caso sua mãe. Para ela deve ser difícil tb ver vc crescer e hoje em dia as pessoas andam muito de ficar sem se importar com nada mais, e isso a deve preocupar muito. mas isso é uma suposição minha. Aos poucos vcs vão se entendendo... e quando vc estiver mais calma, talvez se entendam melhor tb... E alguns garotos realmente tiram proveito das meninas e ela só deve pensar nesses meninos, que acabam com a reputação dos outros.

bom, espero ter respondido tudo, qualquer coisa é só escrever.

e esqueceu de dar o blog.

bjs
C.
X-)

9 comentários:

  1. oi cacau, sei que vc ja falou da timidez e tudo, é um dos meus problemas.. é que tipo, eu entrei na minha escola na 1ª série, daí umas meninas(que hoje são minhas amigas) me apresentaram elas e dois meninos, desses dois meninos eu gostei de um, aí eu gostava demais dele, aí ele me deu o msn dele, aí a gente conversou, aí chegou um dia que ele me falou que ele gostava de mim(nao escrevi os detalhes pq to com preguiça de escrever), aí eu fiquei super feliz, mas agora ele nao gosta mais de mim e eu descobri que muita garota gosta dele, tipo, umas 7(que eu sei), tirando eu, e uma parte dessas garotas são minhas amigas, e ele fica cercado delas na aula, é uma na direita, outra na esquerda, outra na frente, e elas ficam toda hora puxando papo com ele, e eu sento longe dele, aí nao da pra ter o menor papo, só no final da aula, só que eu sou timida e aí complica, e é toda hora garota em cima dele, e da aquele ciume

    ResponderExcluir
  2. ah, e esqueci de falar um pequeno detalhe acima: uma vez, eu estava jogando um jogo(vou direto ao assunto), perguntaram para uma das meninas que gosta dele: se voce estivesse em um navio, e ele estivesse afundando, e voce só poderia salvar uma pessoa, quem voce salvaria (o menino que ela gosta, e as duas melhores amigas dela) ? e ela disse que salvaria o menino ! sei que nao pode ser grande coisa, mas foi meio surpeendente, pq ela gosta mais do menino do que as melhores amigas dela, é mais do que eu imaginava, e o negocio ta feio pro meu lado, na aula como ja disse, o tempo inteiro ela conversa com o menino, pq ele senta atras dela, e ela vira o tempo todo pra conversar ! me ajuda cacau !

    ResponderExcluir
  3. cacau, tipo minhas notas nao sao tao ruins..ela só cairam...tipo ARTES DE 96 FOI PARA 87 CIENCIAS DE 83 FOI PARA 74 ED. FISICA DE 91 FOI PARA 85GEOGRAFIA EU ATE MELHOREI MAS NAO FOI AQUELAS COISAS, HISTORIA AUMENTEI 10 PONTOS DESDE O 1º BIMESTRE ÓTIMO PQ EU FIQUEI COM 86..
    MAS ENTÃO PORTUGUES DE 74 PARA 63, CONSEGUI TIRAR MENOS QUE 70 MINHA MAE QUASE ME MATOU NÉ..
    MATEMATICA DE 85 PARA 75 E INGLES DE 73 PARA 75 MAS SEI LA ... nao sei se é pq fica mesmo cada vez mais dificeis.. mas eu sempre tirava acima de 75.. agora...

    acho que é so por causa do menino que eu gosto... eu penso nele quase 24 horas.. o prlblema é que ele nunca olha pra mim eu so um tipo de zé ninguém pra ele.. ele nunca me nota.. posso passar a maquiagem mais bonita. posso mudar o cabelo, posso passar o perfume mais cheiroso.. mas realmente ele nunca me nota.. e se eu tento falar com ele.. ou ele esta jogando ou com os amigoos.. ( ou seja ele nunca ta disponivel, esta sempre ocupado) e maisparece que dele eu gosto mesmo, mais sinto atração por outros mas sei que não tenho chance com nenhum pq ja ouvi deles mesmos que nunca teriam ficariam comigo ( sei que nenhum deles vai falar pra todos que eles estão a fim de uma garota por isso eles falam que nao é igual a gente fala que nao mas gosta e mtu). eles falam isso ate para as meninas mais bonitas imagina de mim.. o que devo fazer, como poder falar com ele se estou no outro lado da sala e qundo chego perto ele finge que nem existo e se for pra desistir como fazer isso sem se machucar tanto...
    e aquela coisa do nervisismo eu acho que fico triste demais por mitivos de menos sim.. to tristge demais ultimamente mas eu acho que é por causa do menino..
    bjs
    Mar.. desculpa por nao mandar o blog *:)

    ResponderExcluir
  4. PROBLEMAS A VISTA ...
    cacau , eu to com um problemão!!!! eu sonhei com um garoto e agora gosto dele ! e no son ho ele tb gostava de mim ! ele n me beijou nem nada mas nossa ! miha melhor amiga (a unica que eu contei esse meu problema)acha que eu posso encontrar ele na vida rea e por isso que eu sonhei com ele e eu tb acho ! por favor me ajude !
    ps:me mande a resposta pelo seu blog e/ou pelo meu blog myblogdaane.blogspot.com

    bjs

    ResponderExcluir
  5. oi cacau, fiz 14 anos ontem, e amanhã vou em uma festa que o pessoal da escola organizou, tenho problemas de escolher roupa ,pois as vezes fico nervosa em saber o que as pessoas vão pensar, por favor me ajude àh e eu não gosto nem de vestido, nem de saia e nem de rosa..
    Brigada , beijos

    ResponderExcluir
  6. Cacau me ajude..Tem um emnino lá da escola que eu não sei se gosto ou não.Tudo começou com um passeio, e depois as brincadeiras..
    Assim:A galara lá do colégio marcou em ir no shopping,no dia eu fiquei com muito sono, por que tinha acordado muito cedo, mas fui por shopping.No shopping decidimos assistir um filme.Esqueci de te contar, tava eu minhas duas melhores amigas, três meninos, que são os meus melhores amigos.No cimena ouve uma briguinha, um dos meninos trouke umas amigas, essas meninas eram muito chatas e ignorantes, então eu e minhas amigas se afastamos,e os meninos nem ligaram e foram sentar no outro lado da sala de cimena,aí um outro menino tbm não gostou das meninas,e veio sentar onde estava minhas amigas, só que eu tava no canto e ele sentou no meu lado, como eu disse eu tava com sono e deitei de lado, parecia que eu tava deitadano ombro dele, mas não tava.
    No colégio ficou uma história que ele e eu fikamos no cimena,ficaram zuando, mas deiz de então eu não gostava dele.
    Mas agora depois de tanta zuação, e os olhares que ee me faz na sala de aula..não sei se gosto dele ou não!
    Me ajuddEee!

    ResponderExcluir
  7. Cacau como é que eu posso tem mandar uma carta?

    ResponderExcluir
  8. naoaguento mas minha vida..me ajude ..eu gostod eum menino mas eu nao o conheço e quero puxar assunto com ele o que eu faço..o que eu digo..sou timida tenho medo de levar um fora...

    ResponderExcluir
  9. cacau como eu posso conversa com vc pelo blog é que eu quero te conttar um pouco da situaçaõ que eu estou eu tenho 14 anos de n
    idade.E vc é homem ou mulher

    ResponderExcluir