sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Escrevendo livros



Oi turma

a Marcela escreveu!

Oi Marcela! Anda tenho outra mensagem sua para responder tb, a dos filmes, fiz uma lista enorme, pesquisei uns filmes bem legais para repassar! Espero que tudo esteja ok com vc, da última vez que escreveu estava super nervosa :-) pelo jeito tudo melhorou, espero! E vc estava preocupada com suas notas, mas elas são boas, vc já passou de ano! e entrei no seu blog tb, parabéns!
oi cacau é a marcela, faz um tempo que não to entrando mas eu queria uma dica sua, tenho 12 anos, sei que sou nova, mais eu estou escrevendo um livro, ele é nada mais nada menos do que sobre adolescentes, mais é super diferente,nao fala de uma vida normal de adolescente, é que li tantos livros que me deu vontade de fazer um, queria saber algumas dicas, sobre também o que colocar alem do que se passa na vida da garota.sei la tenho tantas idéias, mais tipo depois que ficar pronto, como vou poder publicá-lo? o que vou ter q fazer?me ajuda cacau.beijos MARCELA.PS. TE ADOORO

Obrigada pelo carinho Marcela!!! Fiquei emocionada!

bom, livros!

A primeira coisa é organizar as ideias! Tem autores que simplesmente vão escrevendo e o livro vai tomando forma. Eu sou um pouco assim, mas procuro anotar para lembrar tudo o que quero escrever, para tentar não deixar nada de fora. E na hora de escrever a história, ela vai fluindo sozinha mesmo. Alguns autores, e posso falar de um que conheci e escutei uma palestra em que falou sobre seu processo de escrita, Richard Zimler, começa o livro sem saber como ele irá terminar. A história toma conta. Já autores como Dan Brown, do Código Da Vince, foi feita uma enorme e longa pesquisa sobre simbologia, mitos, teologia... Deve ter ficado anos pesquisando antes da história tomar a forma que tomou.

Vc quer, ou já está, escrevendo sobre adolescentes. E já leu vários livros e tb é uma adolescente! Então, pode escrever a partir da sua própria experiência. Pode escrever como se fosse um diário, ou pode criar uma história mesmo. O jeito é começar a escrever e ver que rumo a história vai tomar. É um exercício diário.

Como disse que tem várias ideias, tente organizá-las, escrever tudo e ir separando que é, ou acha, mais interessante.

Quanto a publicar, uma forma de começar e publicar em blog para ver a reação do pessoal. Pode conversar na escola tb. Se tiver mais gente com textos, vcs podem juntar e ver se a escola topa fazer uma publicação de alunos, isso é uma ideia legal! A minha escola fez isso uma vez, a professora de português que coordenou tudo.

mas por enquanto, vai escrevendo e deixe a história tomar forma e boa sorte!

bjs
Cacau
XXXX;-)

6 comentários:

  1. origado cacau! concerteza vai ser bem legal, to tendo bastantes ideas, e vou organizá-la.bjoss te adooo.. obrigado pelo elgogioo

    ResponderExcluir
  2. Oi Cacau...a Fê veio aqui e mandou dizer que adorou os livros! É uma menina fashion, que adora cores, leituras, desenho e seu blog também!

    ResponderExcluir
  3. Eu estou escrevendo livroS tb . Mas , o que eu mais escrevo(o unico que esta dando certo) já esta no livro 2. Minha tatica é : ir escrevendo e tendo as ideias no meio , por que o livro é muito grande dai para ter rodas as ideias planejadas... no começo , é calaro , eu já tinha uma ideia do que ia escrever .

    ResponderExcluir
  4. Olá Cacau, obrigado por se tornar minha seguidora. Bjos da Biih :D

    ResponderExcluir
  5. Marketing para Escritores
    Primeiros Passos
    Autor: Orácio Felipe
    Descrição :
    Um livro é um produto e como tal deve ser planejado. A menos que o autor pretenda tratar a arte pela arte,ele deve dedicar alguns momentos a uma atividade típica de empreendedores: o Marketing. Mas Marketing não é apenas propaganda e divulgação, inclui trabalhar outras variáveis, como o preço e principalmente definir o "mercado alvo" ou seja, quem serão seus leitores-clientes. Essa pequena introdução ao marketing para escritores visa orientá-los numa metodologia que pode conduzir ao sucesso em vendas. Trata-se de um primeiro passo rumo à conjugação da arte com o empreendedorismo.

    www.clubedosautores.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho um trabalho pra fazer e é sobre o seu livro tenho qi fazer uma propraganda sobre elle só que estou sem ideia mi ajuda porfavor

    ResponderExcluir