quarta-feira, 2 de março de 2011

sou menino e sou um pouco tímido


todo mundo se sente inseguro de vez em quando, mas procure cultivar a auto estima...


observação: sou menino e sou um pouco timido o q eu fasso cacau???/??


Oi menino!

Boa parte das pessoas possui algum grau de timidez e, às vezes, essa timidez pode depender do ambiente e das pessoas em volta. Por exemplo: um estudante pode ficar tímido e sem falar muito em uma reunião cheia de professores e chefes de departamento e de pós-graduação. Pode ficar com receio de falar alguma besteira e ser mal-visto ou criticado. Um aluno novo em uma aula de futebol pode ficar sem graça se todos os outros alunos já jogarem bola há cinco anos e por isso, sabem muitas técnicas. Ele pode se sentir por fora porque estará se comparando aos outros.

Um garoto pode ficar tímido quando for falar com a garota de quem gosta muito, pois está inseguro sobre o que falar, se ela vai falar com ele, etc. E se ela for muito bonita, aí, pode ficar mais inseguro ainda (existe isso).
E tem quem é tímido mesmo, em várias situações, aí, tem que procurar ir perdendo a timidez aos poucos: por exemplo, ter vergonha de perguntar coisas na aula ou de dar sua opinião, ter vergonha de conversar com pessoas que não conhece muito bem ou com colegas de outras turmas que não seja a sua.

A sala de aula pode ser um ótimo laboratório: aproveitar para perguntar coisas, apresentar trabalhos lá na frente. Esse tipo de coisa a gente vai desenvolvendo mesmo. Apresentar trabalho na frente é bom, ajuda a desenvolver essa parte de ficar na frente e falar para as pessoas. Precisa estar confiante e seguro de si e pensar que tudo vai dar certo (e se vc estiver tímido demais mesmo, tipo, muito muito mesmo, além dessas questões, vale conversar com os pais ou com alguém em quem confie...)

Conversar com os amigos tb é ótimo, interagir com a galera, se entrosar, assim, vai perdendo a timidez tb. Sair com os meninos, jogar bola, ir passear, lanchonete, etc. O segredo é prestar atenção ao que está sendo conversado e se mostrar presente. É claro que tem que procurar uma turma que tenha coisas em comum com vc. Se vc gosta de cinema e quadrinhos e sair com a turma que só gosta de kung fu, aí fica complicado.

Esportes são muito bons para desenvolver o corpo e a personalidade tb - perseverança, disciplina, postura. Terá colegas e assunto p conversar. Tem muita coisa legal: natação, tênis, basquete, futebol, corrida... Eu gosto de natação porque vc não depende de ninguém e vai no seu ritmo. Já os esportes de equipe, aí, vc tem que lidar com a galera cobrando, etc. E tem Yoga tb, tem gente que fica até de ponta cabeça! E é claro, tem tb as artes marciais, dessa, eu só conheço karate, que é legal e em geral tem muitos garotos fazendo (natação tb tem muita gente). É só vc descobrir do que gosta. Tem outras coisas como capoeira, hóquei... O que aconteceu comigo e os esportes é que a educação física do meu colégio era tão horrível e os professores tão horríveis tb (não todos, mas a maioria) que passei a detestar qualquer coisa relativa a educação física do colégio e procurei esportes que não tinham nenhuma relação com essas pessoas e a escola. Então, esporte é muito mais do que passam na escola e não precisa ser competitivo, vc pode ficar na sua e ir seguindo seu ritmo e assim, vai se conhecendo melhor e descobrindo coisas que nem sabia que gostava ou que achava que podia fazer, isso melhora a auto estima.

O que acontece é que os garotos, em geral, crescem de repente e bem rápido, aí, pode acontecer de ficarem meio desajeitados, não quer dizer que todos fiquem assim, mas alguns ficam. O esporte dá segurança e domínio sobre o corpo e a postura. E podem ficar magros tb e o esporte ajuda desenvolver. Mas isso é de cada um. A timidez pode vir da baixa auto estima tb, por isso é legal ficar mais seguro de si.

É normal ser tímido de vez em quando, isso só não pode atrapalhar sua vida, quando atrapalha, aí, é hora de tentar mudar. Essas coisas são assim, a vida é cheia de fases e tudo vai passando e se arrumando.

Vai seguindo o dia a dia sem se cobrar demais tb. Não dá para resolver todos os problemas em um dia só. Procure fazer amigos aos poucos e ir fazendo uma coisa de cada vez sem querer ser O Cara assim de repente. Conquistando amizades e elevando a auto estima, aos poucos a timidez vai diminuindo. O jeito é desenvolver confiança e segurança :-)

Cerque-se de boas companhias - procure as pessoas legais e de alto astral e de bem com a vida. Não adianta muito querer se aproximar de quem está para baixo (a não ser que queira ajudar essa pessoa, mas para isso, precisa cuidar de vc primeiro), pois alguém assim te coloca para baixo tb. Procure os que são seguros de si e auto confiantes :-D

boa sorte
Bjs
Cacau

2 comentários:

  1. hellen vitoria rodrugue se souza30 de março de 2011 às 20:32

    o cacau estou lendo pela primeira ves um livro seu e nao consigo parar de ler mais quero muito mais livros seu so mineira com muito rgulho vou faser um trabalho escolar so bre su livro o nome dele <ai, migas!// ninguém merece adorei e o melhor livro que eu ja li em toda minha vida alem de eu ter 10 anos mais ja sou mestruada estao sou uma pre adolesente, vou parer de contar sinao vou vontar minha vida toda sem falatar um pontinho si quer kkkkkkkkkkkk e serio nao e brincadeira sou como a cacau

    ResponderExcluir
  2. hellen vitoria rodrugue se souza30 de março de 2011 às 20:33

    bjs cacau adorei seu livros quero mais muito mais

    ResponderExcluir