terça-feira, 15 de março de 2011

Transtorno




Oii Cacau, bom, eu já postei algumas vezes aqui, bom, eu tenho um problema (não é sobre meninos). Eu tenho um...bom..um problema mental, não é grande coisa, tipo, transtorno ansioso. Boooom, eu tomo remédio e tudo o mais, eu convivi com isso muito bem, tava até feliz, aí tudo mudou. Eu tento me matar, me corto, choro o tempo todo. Meus pais não sabem que eu faço essas coisas, sabe? Nunca nem sonhei em contar. Eles pensam que eu tô me recuperando, e tudo mais, nunca sonharia em tirar essa felicidade deles. Eu tinha uma melhor amiga, mais ela era meio estranha, então meus pais me proibiram de falar com ela, só que de vez em quando eu ainda ligo pra ela, e sempre que eu ligo pra ela, é pra chorar. Eu tenho vergonha de chorar, sempre peço desculpas, me controlo, desligo o celular e vou chorar escondida. Odeio isso, odeio pensar que não tô feliz, pq eu tenho tudo para ser feliz. Boooooom,eu mudei de escola, e arrumei uma nova melhor amiga, ela faz tudo que eu faço, já cortou os pulsos e tudo, de cara fiquei amiga dela. O problema é que eu não sei o que fazer mais, tenho vergonha de conversar essas coisas com o meu psiquiatra, eu só fico muito quieta em todas as consultas, só respondo as perguntas dele. Então, continuando, por conta dessas minhas...hamm...coisas, tô indo mal na escola, fiquei ainda pior quando percebi, tem noites que eu nem prego o olho, acho que tá tendo muita pressão em cima de mim nesse ano. Sabe, eu sei que vc não pode REALMENTE me ajudar, sabe, me deixar mais feliz, mais queria uns conselhos, sabe? porque eu era tão risonha, animada, agora não aguento mais isso. Ta, era isso. POR FAVOR POSTA ISSO RÁPIDO! Beijos.

Oi!!
Que bom que escreveu! Pensei com muito carinho e escrevi com muito carinho tb!

A vida, às vezes, pode ser complicada mesmo. Essas coisas são difíceis mesmo. Ainda mais numa situação assim. E tem hora que a vida parece, ou a sentimos assim - como muito difícil e nos sentimos muito pequenos em relação à tudo que nos cerca e a todos os acontecimentos, que de repente ficam tão grandes e complicados que o receio de como lidar com tudo aumenta - como o dia a dia, prova, escola, pais, amigos, etc.

Não precisa ter vergonha de nada disso que está sentindo. Muita gente passa por isso - já passou ou está passando. É claro que não é todo mundo, mas tem muita gente assim, é que nem sempre as pessoas comentam. Tem gente que tem depressão, outros tem ataques de pânico, dentre outras coisas. Os médicos estão aí para ajudarem. E ajudam muito! E os pais tb. Não precisa ter vergonha de falar com eles sobre isso. Precisa se abrir para seu psiquiatra, ter mais confiança nele. Se ele não souber dessas coisas, não terá como ajudar vc a se sentir melhor. É uma caminhada mesmo, um passo de cada vez. O primeiro é conseguir conversar sobre isso, conseguir se abrir, e vc já começou escrevendo sobre isso, muito bem. Não precisa chorar sozinha.

O seu psiquiatra pode lhe ajudar, converse com ele, mostre os cortes, as marcas que fez para ele poder te ajudar e saber o que está havendo, tenha uma conversa séria e aberta com ele sobre tudo isso (se for o caso, escreva tudo e entrega para ele na consulta, para vcs falarem sobre isso na hora, sem ter vergonha de nada). Ele tem que saber agora que isso está rolando, imediatamente. Marque uma consulta o mais rápido possível para desabafar e receber ajuda. Se vc não fala com ele, vc acaba se prejudicando, mesmo sem querer, tipo se auto boicotando, sabe. É como ficamos quando imaginamos que uma coisa não vai dar certo e de tanto pensar nisso, ela acaba dando errado... Então, ele está lá para te ajudar e te dar força e apoio. Ele nunca irá te julgar por causa do que vc pensa ou tem vontade de fazer quando está triste - os cortes e tudo mais, vontade de morrer - pelo contrário, irá te ajudar e conversar sobre isso com vc, numa boa.

No momento vc está em uma fase em que está muito triste, muito para baixo, mas a vida é como uma roda e essa roda gira, uma hora está embaixo, outra hora está em cima. Se abrir, conversar, é muito importante, mesmo que pareça difícil, comece. O importante é começar, é o primeiro passo e à partir do primeiro passo, vc dá o segundo, e depois, o terceiro, não precisa ter pressa, mas é importante continuar, sem parar, tem que seguir em frente. À medida que conseguir ir conversando e se abrindo com os outros - seu psiquiatra, seus pais, psicólogo - se sentirá menos só, vc não precisa enfrentar tudo isso sozinha, nem deve. Procurar um psicólogo é uma boa opção, terá com quem conversar sobre essas coisas tb. O psicólogo é alguém com quem poderá ficar à vontade para falar sobre essas coisas que te afligem, (coisas que às vezes, não fala para ninguém) - procure um ótimo psicólogo, alguém muito bom e legal :-) Tem gente muita legal por aí, o seu psiquiatra talvez possa indicar alguém. Não precisa ter vergonha dessas coisas, de conversar, de ir no psiquiatra, ou mesmo de ir no psicólogo. Isso é uma fase, eles podem te ajudar a sair dela. Como vc disse, vc não era assim, e não quer ficar do jeito que está. E a medicação é como uma bengala, ela dá suporte e apoio, mas vc tem que ir avançando tb :-) Por isso, o melhor é se abrir e conversar.

E lembre-se que é um passo de cada vez. Vc fica preocupada sobre a felicidade dos seus pais, que acham que vc está melhor, está se recuperando e tal. Mas eles devem preferir mil vezes saber de uma vez que isso tá rolando, que vc está para baixo assim, do que ficar sem saber e as coisas irem piorando sem eles poderem te ajudar, mesmo estando do lado. Melhor saber agora, para poderem ajudar tb. A felicidade em que eles acham que estão, é relativa, pois é uma ilusão, não é real, porque vc na verdade está mal, então o melhor é ir falar com eles, para te ajudarem tb. Juntos podem procurar um psicólogo legal e ajuda.

A felicidade é uma coisa que construímos, e que está dentro de vc, para ir crescendo e expandindo. Vc está chateada agora, então, vamos em frente fazer alguma coisa para mudar isso. Para vc contruir a sua felicidade!

Quanto a sua amiga, que seus pais não gostam, bom, converse para saber o motivo. Ela é estranha como? Os pais, em geral, costumam ter razão nessas coisas, por mais que seja difícl dar o braço a torcer (bom nem sempre)... Minha mãe mesmo tem um radar para essas coisas. Mas não deve ser problema conversar sobre isso com eles, vc precisa conversar com alguém desabafar essas coisas, inclusive sobre esse lance da sua amiga que acham que é estranha. Vc está juntando tudo isso dentro de vc, todas essas questões...

E quanto a sua nova amiga, é muito difícil essa situação. Porque ela tb está mal. E vc precisa se fortalecer e melhorar. Às vezes, gostamos de uma pessoa, temos carinho por ela, mas depois percebemos que sua companhia pode nos atrapalhar.


O que ocorre nesse caso é o seguinte, é como se vcs não soubessem nadar - se uma não sabe nadar, não tem como ajudar a outra e aí, as duas se afogam. Querer ajudar alguém que está afundando sem saber nadar e vc tb está nessa situação, é difícil, aí, as duas afundam. Vc tem que melhorar para poder ajudar depois. Vcs podem começar a aprender a nadar juntas tb, saca?, ir aprendendo a lidar com essas coisas, ir melhorando aos poucos. Mas, tenha carinho por vc. Vc tem força dentro de si para enfrentar isso tudo, mas comece com o primeiro passo, e as coisas vão ficando mais leves.


Tem um filme legal, mas parece que ainda não saiu no Brasil e tá circulando na internet e chama It's kind of a funny story e é sobre um garoto, Craig, que está pensando em se matar, está ansioso e deprimido, e resolve se internar num hospital para ter ajuda. É bem legal, no meio disso tem os outros pacientes e tem uma garota de quem ele começa gostar, e aos poucos ele vai percebendo os seus problemas, se abrindo e tudo mais. Outro filme legal, mas, uma pena que só passou na tv à cabo há um tempo atrás que é De volta para casa (cuidado que tem outro filme com esse nome) em inglês é Lost Angels, é um garoto com uma família complicada e cheio de problema que tb vai para um lugar, e é um psicólogo que o ajuda a, tipo, se encontrar, saber o que quer. É claro que são histórias bem diferentes do seu caso, mas só para vc ver que tem muita gente que passa por isso, por isso há filmes abordando essas questões de ansiedade, de depressão, de transtorno, para mostrar que outras pessoas passam por isso, que não estão sozinhos.

comece conversando :-)
(ou escrevendo tb)

E pode escrever se quiser!

e se quiser, se não conseguir falar com seu psiquiatra, imprime essa postagem e entrega para ele e comece a conversar a partir dela, quem sabe?

bjs
Cacau

9 comentários:

  1. Eu tenho o seu livro.
    Blog da Cacau - ninguém merece
    :*

    ResponderExcluir
  2. Cacau,quando li o seu livro achei muito legal, mas
    meu amigo me fez uma pergunta que eu também não sei:
    _Para que a calcinha limpa?

    ResponderExcluir
  3. Oi cacau adoro seus livross adorei ler vou comprar todosss bj

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. cacau assim que li seu livro fiquei assim mto feliz pq assim que eu tiver esses preblema ja sei como resolver .... então gostei m,to do livro de seu blog ... uma amiga me falou que ja tinha entrado no seu blog então resolvi entrar adorei ta bjos Juliana

    ResponderExcluir
  6. cacau assim que li seu livro fiquei assim mto feliz pq assim que eu tiver esses preblema ja sei como resolver .... então gostei m,to do livro de seu blog ... uma amiga me falou que ja tinha entrado no seu blog então resolvi entrar adorei ta bjos Juliana

    ResponderExcluir
  7. ooi cacau , como fasso para pedir uma ajudinha para você ?? , preciso mto da sua ajuda , beijos Eduarda .

    ResponderExcluir
  8. oi cacuau estou passando aki pra t dizer q to passando por um periodo tragico na vdd eu axo q estou gravida soh ki eu tenho apenas 14 anos e dps eu akabei d aborta um filho a pouko tmpo no natal mais ou menos c minha mae souber ela me esgana e eu to super preucupada mais eh o seguinte qndo eu engravidei pela primeira vez foi a unika vez ki eu naum me previnir mais dessa vez eu me previnir eu axo msmo ki eh mais uma paranoia da minha cabeca pq da primeira vez ki aconteceu eu to fikando meia depressiva por causa do q aconteceu dai eu fiko pensando ki vai acontece tdas as vezes ki eu tiver relacao na vida entao axo ki eh mais uma paranoia ki uma gravidez d vdd pq minha menstruacao nem tah atrasada ainda entao me ajuda aihh cacau c eu tiver novamante dvo abortar d nvo ou naum??????

    ResponderExcluir