quinta-feira, 23 de abril de 2009

15 anos!!!

A Linda escreveu pedindo dicas:

"Falando em roupa e maquiagem!
a minha irmã vai fazer 15 anos...daqui 2 semanas...
eu preciso da sua ajudar pra ficar bem maneiraa e linda!
Algo tipo meio socialzinho...mas nada mto sério..vestido?
vou dançar mto...
sapatilha talvez?saltinho??
maquiagem...delineador???
rimel incolor??
acessorios...mtas pulseiras???
tiara??
coque???
baby liss???"

Bem, Linda, existem vários tipos de festa!
A festa de 15 anos, festona mesmo, em geral exige o traje passeio completo. Isso aparece no convite junto com as siglas RSVP (Répondez S'il Vous Plaît), que significa - "responder por favor", ou seja, confirme a sua presença.
Junto do convite provavelmente haverá um convitinho individual, guarde-o! E leve-o no dia da festa, é indispensável, é a sua entrada. Conheço histórias de irmão que foi barrado na festa da irmã e que teve que chamar o pai para poder entrar... Bem, ele tb estava de terno e de skate, tudo junto, então imagina a figura...

Passeio completo

Longo ou habillé para as meninas e terno completo para os rapazes.

Longo é o longo mesmo,
Habillé é no meio da canela (pelo menos foi assim que aprendi)
Hoje em dia talvez um pouco mais curto que isso passe, mas não tenho certeza. Mas dificilmente alguém ficará com uma fita métrica na porta da festa.

Uma vez resolvido o vestido, o resto é mais fácil. Existem muitas opções de vestido. Uma vez que apareceu a primeira festa de quinze anos, muitas outras virão e vc terá mais ou menos um ano de festas. Portanto vc tem algumas opções: uma é comprar o vestido. Outra é pegar emprestado. Se tiver primas, amigas ou tias com o mesmo corpo, e elas toparem emprestar, aí é uma boa porque vc pode ter certeza de que haverá outras festas. Em algumas famílias as primas conseguem fazer um verdadeiro troca-empresta de vestidos, é uma bagunça, mas é bem legal, hehehe.
Agora, lembre-se, é preciso muito cuidado com um vestido emprestado e fique longe de coisas que possam manchar.

Bem, se vai comprar o vestido, existem muitas faixas de preço. O melhor é optar por um corte clássico. Evite coisas da moda, pois a moda passa muito rápido e o vestido dura bastante (muitas festas). Corte clássico não é de freira não, De jeito nenhum. Há vestidos muito sensuais e com cortes lindos e que dificilmente estarão ultrapassados. Em um livro que li, dizem que preto para quinze anos é muito pesado, o bonito é bege, branco. Eu gosto muito de vermelho e de bordô, mas existe verde, azul,... procure a cor e o tom que combine mais com vc.

Preste atenção ao decote das costas, existem alguns muito bonitos e sofisticados. E lembre-se, precisa experimentar tudo, nem que seja três ou quatro vezes ou mais. E leve alguém junto se possível. Alguém que te dirá a VERDADE. Vendedoras nunca dizem a verdade! Amigas sim! E mães principalmente. Sem piedade! Vc precisa saber se ele está marcando, se te engorda, se o caimento está esquisito, se os peitos estão aparecendo mesmo ou não, se atrás está legal, etc.

Se estiver frio, pode usar uma echarpe.

Se não é passeio completo use um vestido bem bonito, com um corte legal e com o comprimento que desejar! Mas nada exageradamente curto, se não, não dá nem para mexer, né?!
Na altura do joelho (ou antes) ou no meio da coxa fica lindo e dá a impressão de pernas mais longas.


Marcando os quilinhos a mais


Se o vestido está marcando um pouquinho na frente, atrás ou de lado, não se preocupe! Tem solução! Short ou bermuda modeladora!

Existem muitas e de todo jeito e altura, comprimento e são ótimas. Vc as encontra em lojas de lingerie e tem de muitas marcas. Dá para ter uma noção do que existe olhando na internet mesmo, mas é melhor ir numa loja olhar de perto. Quase todas tem uma tabela para saber o seu tamanho. É igual comprar meia calça e tem de tudo quanto é preço. É melhor procurar a mais simples, é só para ir na festa (se for mesmo necessária).
Existem algumas até para levantar o bumbum, tem de tudo mesmo. Elas não são bonitas! elas são práticas e lembram uma meia calça.
Agora, se é a calcinha é que está marcando, procure uma com um tecido que escorregue e pronto.

Sapatos

Eu gosto muito de sandálias e a princípio deve combinar com a bolsa. Portanto, se for pegar o vestido emprestado (ou não tb), veja quem tem bolsa para emprestar tb, hehe.
Agora, se vai mesmo dançar a noite toda, uma sapatilha é ótima! Ou uma sandália baixa, porque salto alto dói bastante depois de um tempo e se não tem o costume, aí é que vai incomodar mesmo.

Salto alto

Se realmente quer usar salto, leve um calçado alternativo, um chinelinho, uma sandalinha escondido em algum lugar, no carro, na bolsa, sei lá, para trocar depois de um tempo. Ou seja uma heroína e aguente até o fim (mas aí meus pés).

No caso de usar mesmo o salto alto, se nunca usou treine em casa! Fique de olho na postura, o queixo deve estar paralelo ao chão, talvez um pouquinho de nada para cima, mas não de forma arrogante. Precisa treinar subir e descer escadas sem olhar para o chão e cuidado para não cair. E os ombros sempre para trás e pise de forma leve. Se pegar o filme O Diário da Princesa e Miss Simpatia, eles dão alguns exemplos, muitos breves mesmo de como andar.

Acessórios
Brincos longos são lindos, mas veja do que vc gosta e o que combina com seu rosto. Se o seu vestido já tem muitos detalhes, procure algo mais discreto. Se o vestido é liso e mais discreto, ele ganhará vida com os acessórios! Inicialmente vc precisa de brincos e uma gargantilha. Pulseiras são legais, e tudo deve estar em harmonia: vestido, brincos, gargantilha, pulseiras. Sobre a tiara eu não sei. Depende de como ela é. Se a menina que está fazendo quinze anos já vai usar uma, cuidado para não ser parecida.

Maquiagem
Porque passam base nas meninas de quinze, dezesseis anos? A princípio elas não precisam. E não precisam mesmo! Então podem ser duas razões: espinhas e fotos.
A teca escreveu o que a mãe dela faz.
Então, a base funciona assim, se quiserem saber: limpou
o rosto, salpique a base com os dedos e espalhe tudo e
com a ajuda de uma esponjinha úmida, vá uniformizando o
tom do rosto. Se preferir, pode usar um pancake. Passe
uma esponjinha úmida no pancake e vá passando no rosto,
precisa ficar tudo uniforme. Ele ajuda a atenuar se seu
rosto estiver um pouco vermelho ou outra coisa. Sem
exagerar ou fica parecendo uma máscara.
Mas se acha que não precisa de nada disso ótimo! Somos jovens ainda para
tudo isso!Agora, gente, escrevi sobre a base e o pancake só para
vocês saberem que eles existem e para que servem. Esse
tipo de coisa depende da necessidade e da ocasião. Eles
são muito bons por causa das fotos. Mas só se realmente
forem necessários e se tiverem prática para passar,
senão pode ficar estranho.


Então gente, se for necessário treine usar a base ou o pancake (o pancake é até mais simples, um pouquinho). Quando falo de fotos, é foto de fotógrafo mesmo, porque se for de celular não adianta nada, vai ficar do jeito que ficar, mas a foto feita pelo fotógrafo com uma máquina mais sofisticada e luz especial, aí sim, é diferente. Por isso, as vezes um pó de arroz já quebra um galhão e tira tb o brilho (suor disfarçado) do rosto. E hj em dia tudo pode ser tratado no computador, espinhas corrigidas e brilhos apagados.
Sobre o delineador, treine antes tb, ele fica legal. Senão, use um lápis preto ao invés do delineador que tb fica ótimo. Sombras prateadas são lindas e as douradas tb! Procure um batom bem bonito. Algumas sombras vem com brilhos que ficam super legais!
Sobre as unhas eu sempre gostei de esmaltes claros, mas isso é o gosto de cada uma :-)

Rímel para mim é o preto mesmo. E de preferência a prova de água, se vc chorar de alegria ou de raiva, aí não borra (ou borra menos). Se tiver cabelo e cílios claros e fizer uma maquiagem levíssima, pode usar rímel marrom.

Cabelos
Tem de tudo escova em casa, escova de salão, escova de amiga, cabelo solto, cabelo preso, coque, baby liss...
Garotos adoram cabelos soltos. Se quer dar ar diferente eu acho baby liss muito legal, ele dá uma anelada no cabelo,e com ele solto fica bonito. Quando se faz coque, fica tudo muito sério, muito preso. Há penteados que prendem o cabelo que ficam lindos tb, fazem rabos de cavalo com apliques, mas aí vc fica horas arrumando o cabelo e depois horas sem nem encostar nele para não desmanchar...

E como é festa da família, tá arriscado te puxarem para dançar a valsa depois que a aniversariante dançar, hein, melhor treinar tb.
Pois é gente, na festa de quinze anos a menina dança a valsa com o pai, depois irmão, primo, amigo, namorado...

se eu lembrar de mais detalhes eu escrevo.

4 comentários:

  1. Cacau!!
    tah mto bom!!!
    d++++
    brigada!!
    vai ser bem útil!!!!
    Depois te conto como foi!!
    bjsss

    ResponderExcluir
  2. Oieee,
    Desejo boa sorte a Linda!!!Numa situação dessas eu concerteza ficaria com as mesmas dúvidas!!!Sou a mas nova seguidora do blog gente!!!Tô afim de arranjar muitas amigas!!!

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi Cacau,
    Tudo bem com você?quanto tempo né?
    faz tempo que eu não entro aqui

    um beijo
    daiani

    ResponderExcluir
  4. cacau por favor presiso muito dessa dica:
    como vc sabe que está gostando de um menino?ou se quer só ser amiga dele?
    por favor responda
    bjos
    MAR.

    ResponderExcluir