sábado, 11 de abril de 2009

Falando alto




Oi Gente

a L. escreveu que está com um problema.
Tem uma amiga que fala alto demais e ela não está mais aguentando. E não quer magoar a amiga, o que fazer? Que dilema...

A verdade é que algumas pessoas não controlam isso e acham que estão falando com o tom normal e não percebem que estão acima do tom. Elas não sabem que estão falando alto, não sabem mesmo.
(Num caso mais extremo, pode ser que estejam ouvindo mal, por isso falam alto, sem perceber que não estão escutando bem, mas não quer dizer que seja o caso. Mas é muito difícil que alguém jovem possa estar tendo esse problema. Só se ficar com headphones na cabeça por algumas horas, só isso já faz bastante estrago)

Bom, dependendo do grau de intimidade, talvez, quem sabe, dê para dar um toque nela, assim de forma divertida e sem cobrar nem censurar nada, levando para o lado do humor, da brincadeira. Talvez assim ela se toque.

Falando de forma séria e direta, ela pode se magoar e se sentir cobrada e pior, censurada. Então, ao invés de falar do problema que ELA fala alto, diga como VOCÊ fica sensível com volumes altos e conte como fica com dor de cabeça quando sua avó (exemplo) vem conversar com vc falando muito alto. Que fica irritada, sente que ela não te escuta. Acrescente que quando alguém berra no telefone tb é ruim. Assim, está trazendo o problema para VOCÊ e não afirmando que ela tem um problema. Assim, sua amiga, em consideração irá lembrar (supõe-se que irá lembrar) que vc não se sente bem quando alguém fica falando muito alto e irá abaixar o tom.

Portanto gente, quando temos algum problema assim, um truque é chamar o problema para o nosso lado, falar como NÓS NOS SENTIMOS quando isso ou aquilo acontece ao invés de falar o que o outro fez que foi irritante. Assim, não são acusações e chamar a atenção do outro, é mostrar ao outro como isso nos afeta. Mas sempre com humor e numa boa para não acabar em briga.

beijos
Cacau

2 comentários:

  1. oi cacau meu pai foi em belorisonte e conprou esse livro para mim sabia q eu tenho uma vida igual a sua?+tenho9anos só vou te perguntar uma coisa vc tem orkut e msn? muito obrigada bjs!

    ResponderExcluir