domingo, 10 de maio de 2009

Minha doce mesada!


Muito bem! Grana!

Todo mundo sabe sabe que nem só de amor vivem as meninas, hehehe

"oi cacau td bem adorei o seu livro tenho 11 anos e meu nome é julia mas pode me chamar de ju olha acho vc muito legal queria que vc me desse um conselho sei que vc entende disso lá vai : quero pedir aos meus pais mais mesada vc sabe pr q coisas de meninas mas eles não entendem o q vc acha q devo fazer? só recebo 10,00 por semana ! "

Muito obrigada pelo carinho Ju!

Bem, em primeiro lugar, terá que definir "coisas de meninas" e se conseguirá encaixá-las em "coisas possivelmente necessárias" do ponto de vista dos seus pais.
e que nem sempre eles podem entender porque vc precisa de gloss de três cores diferentes, então negocie que precisa de pelo menos um então, se é para escolher.

Tudo é uma questão de planejamento:
Pense assim:
- Quanto eu gostaria de receber por semana?
- Quanto eu REALMENTE preciso para viver durante a semana?

E, muito importante, falando de forma adulta e madura: "essa verba, (esse dinheiro) realmente está disponível para que eu possa fazer um pedido de aumento?". Época de pagar impostos, mensalidades, matrículas, nunca é uma boa época para pedir aumento. Mas arriscar não custa nada!

Pegue um lápis e anote as coisas pelas quais vc paga durante a semana e depois, o que mais gostaria de ter feito e não fez por falta de verba (grana). Não é para inventar, procure fazer da forma mais séria e real possível.

Assim, vai saber mais ou menos quanto precisaria receber. Precisa ter uma idéia, próxima do real para poder negociar. Pais farejam exageros, lembre-se disso.

O Big Mac pode ser um índice: por exemplo um Big Mac custa (acho que custa) uns 8 reais (e que sanduíche caro!!). Meia entrada no cinema (do que vi) fica numa média de 5 a 10 reais, dependendo do dia da semana. Uma lata de refrigerante custa uns 2 reais e um suco um pouco mais. Se vc já sai com as amigas para ir ao shopping e vcs lancham lá, isso tem um custo considerável para sua semanada. É claro que não faz isso toda semana. Mas se não faz isso em geral, esse argumento não cola.
Agora, se por exemplo, tem que comprar seu próprio absorvente, já vão mais 3 ou 5 reais. (Isso vc pode convencer sua mãe a comprar tb para ajudar)


Tente definir uma meta a ser alcançada na sua negociação. Porque é isso aí, essa é uma negociação importante em que irá fazer um pedido de aumento de verba (semanada-grana) para o departamento financeiro (seus pais) que pelo jeito já rejeitou outros pedidos.

Tente conversar com a sua mãe, veja se ela te escuta. Explique seus problemas financeiros. Lembre-se de que eles já pagam muitas coisas, suas e deles tb. Então, não fique chateada se continuar recebendo "nãos". É claro que se não pedir tb, eles não vão adivinhar.

Então, procure mostrar como já cresceu e está mais madura e que seria bom para o seu desenvolvimento começar a aprender a lidar com o seu dinheiro de forma responsável. Saber quando gastar, no que gastar, no que investir e quando economizar. Afinal, o dinheiro é uma parte importante de nossas vidas e provavelmente iremos trabalhar durante muitos anos para ganhar dinheiro e construirmos nosso futuro. E aprender a lidar com ele de forma madura e responsável tb é importante.

É claro que quando disser algo assim, terá que agir de acordo com o que disse e ser responsável pelo aumento que poderá vir a receber. Se não ganhar sua causa agora, talvez a ganhe daqui há alguns meses, enquanto isso não fique discutindo (quem discute/briga demais, sempre perde a razão, precisa falar de forma racional sempre) e se disserem não, talvez mudem de idéia daqui há um tempo. De qualquer forma, a idéia do aumento da semanada já vai ficando na cabeça deles para pensarem.

E lembre-se de que o planeta, parte dele, está numa crise financeira e a outra parte numa crise de gripe suína. Então, coragem!

E vc ainda pode tentar dizer: "Pensem nisso com carinho."

bjs
Cacau

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oie..
    Amei esta dica...
    foi super útil...
    Ja calculei o que gasto na semana...
    Tirei o superfluo e não ficou tão boa...
    mas combinei com meus pais de que tarefas extras valem algum dim dim...
    então eu posso conseguir mais dinheiro fazendo varias tarefas....tipo eu ganharei 5 reais quando for ao supermercado fazer a compra da semana, mas leva uma semana pra ganhar isso... mas vale...Tah bem melhor...
    com as tarefas extras quase que minha mesada vai duplicar...
    ual...
    tah tudo bem mais facil...
    Mto obriga e se vc for mãe um feliz dia das mãe um poco atrasado, ou pra sua mãe, avó...
    sei lá...
    bjssss
    bjs

    ResponderExcluir
  3. oi cacau
    sou eu a carla sua chara
    se lembra!!!
    bem naum deu pra entra antes ai eu naum deu pora mim ve sua dica mais tb
    bjao!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi,Cacau nem te conto a cabei de ler seu livro<"Ai amigas!//Ninguem merece!> e ´demais adorei sobre tudo principalmente da parte de moda e menstruação(hêhê)e á suamatéria sobre mesada ficou demais .
    TE AMO!!!
    Vc é demais!!
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  5. Nossaa , muito bom seu conoselho
    vou seguir com certezaa,
    mais minha mae não me ouve !
    ela grita muito .
    então não tem como eu flar com elaa.
    ou pelo menos não vai ser tão facil assim :X

    ResponderExcluir
  6. eu levantaria minhas mãos para o seu 10 por semana e eu que nem semanada, muito menos mesada tenho.

    ResponderExcluir
  7. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    10 Reaius por semana ainda reclamano.
    Eu recebo 5 reais por semana.

    E é claro ninguem merece

    ResponderExcluir