quarta-feira, 3 de março de 2010

Quero morrer



Cacau, isso que eu vou dizer, é mais sério que todos os meu problemas juntos, demorei meses pra ter coragem de falar pra vc isso! Eu quero morrer, pronto, disse, eu odeio minha vida, meus pais, minhas irmãs, mas pensando bem, não é bem querer morrer, mas as vezes eu realmente quero, eu só não consigo mais conviver com tanto problema, é dificil d+

Escrevi algumas coisas, mas assim que voltar escrevo mais.
Que bom que me escreveu e espero poder ajudar.

Puxa, não fique assim. Às vezes as coisas são difíceis mesmo.
Dizem que a vida é uma roda, uma hora está em cima e outra está em baixo. Mas ela irá rodar e o que está em baixo, ficará em cima novamente. Tudo muda, as pessoas, mudam, nosso jeito de ser tb muda (às vezes, muda pouco, às vezes muda muito)

Nós precisamos ter muito carinho conosco.

Acontece de estarmos tristes, todo mundo fica triste uma hora ou outra. O problema é que o estado negativo, se deixar, ele toma conta. E a gente fica para baixo e vai ficando assim indefinidamente. Pensamos tanto no que nos entristece, que isso ganha forças. Aí, todos os aborrecimentos que mãe faz ou já fez, vem à tona, todos os problemas com irmãos e irmãs e com pais, tudo aparece e fica germinando na cabeça e até parecem que se multiplicam. Quando olhamos, depois de um tempo, as coisas que nos torturavam a mente em um período da vida, percebemos: "Puxa, mas fiquei tão magoada com essas coisas naquela época?"
Quantas vezes que já chorei porque alguém me olhou assim ou assado, ou minha mãe falou alguma coisa, ou meu pai fez outra? Deixar as coisas para lá é difícil, mas é pior carregar tudo no coração da gente, porque aí, chega num ponto, que ele satura.

Uma vez li um conto que para cada problema que aparecia, cada preocupação um menino deveria colocar uma batata num saco e carregar isso para todo lado que fosse. Depois de um tempo, ele percebeu que o saco dele estava bem cheio e ele nem conseguia carregá-lo mais. Então, percebeu que todas aquelas tristezas, preocupações e problemas em forma de batatas pesavam muito e que com seu coração é a mesma coisa. Por que carregar tantas batatas? Quando uma coisa me aborrece muito e eu fico pensando demais nela "deveria ter feito isso, ter dito aquilo" ou, "puxa, por que essa pessoa foi grossa comigo, brigou comigo, falou coisas horríveis", ou "por que eu briguei?", "eu estava de mal humor e maltratei quem estava no meu caminho", sempre penso que isso são batatas, e gasto forças pensando nelas. Se fiz uma coisa que não devia ter feito, farei melhor da próxima vez, pensarei no próximo da próxima vez, ou se alguém me aborreceu muito, tentarei relevar e esquecer (o que é muito difícil às vezes, e leva um tempo), não adianta ficar remoendo esses sentimentos negativos na gente. Isso fica na alma se remói tudo demais. E aí, os pensamentos ficam cada vez mais negativos e mais tristes...

Tem que ir passear, se distrair. O importante é viver a vida. Que é um dom precioso. A vida são como degraus, e se desistirmos no primeiro, não veremos a plenitude. Do ponto em que estamos não podemos ver o todo, apenas uma parte. Por isso, acontece de não compreendermos porque algumas coisas acontecem. Vc é jovem e tem muitas coisas ainda pela frente. Escola, cursos, amigos para conhecer, viagens...

Coisas ruins acontecem e cada momento é uma lição. Aprender a rir do pensamento que nos torturou um dia. Evitar que a tristeza de uma parte da vida nos impeça de ver o todo. Algumas vezes temos que descontruir o que é ruim, ou seja, afastar, evitar que o que é ruim tenha tanto impacto e e com isso, com essas pedras, reconstruir o belo, porque a vida é uma jornada. Não adianta a pessoa querer controlar, o que não é controlável, não temos poder sobre o que é a vida e sobre toda a jornada. Um exemplo são as catástofres que estão acontecendo, ninguém pode controlar isso, apenas, tentar fazer o que for melhor.

A verdadeira experiência é descobrir os muitos amanhãs que iremos viver. Cada manhã é uma página em branco e podemos desenhar nela o que quisermos. Cada dia é uma oportunidade de começar de novo, não precisa prepetir o dia escuro e borrado de ontem, mas partir para algo mais colorido hoje. E só nós mesmas para começarmos isso, um novo estado, uma nova fase. A solução está na gente, porque somos responsáveis pela nossa felicidade, não a coloque na mão dos outros, porque não é possível controlar o que os outros fazem ou pensam, mas vc pode tomar suas decisões e cuidar daquilo que te aflige e te alegra. Você é forte, mesmo que não se sinta assim agora, imagine-se forte, mentalize-se forte, porque a solução está dentro de você, e essa é uma verdade. Tenha auto estima, que é muito importante.

Imagine que os problemas são ferramentas para te fazer mais forte, para aprender, memso que sejam horríveis. Se vc se abater, eles tomam conta. Uma vez um amigo meu de 17 anos estava muito triste, muito abatido e foi passar o carnaval em uma praia com seus primos. Ele estava para baixo e não queria ir no carnaval, mas sua prima o arrastou sob protestos. E ele foi e dançou, mesmo sem gostar de carnaval, mas isso mudou completamente seu estado de espírito e no dia seguinte, ele já estava em outro estado e a tristeza havia ido embora.

Tem gente que já perdeu irmãos por acidentes ou por doenças, já perderam os pais, noivas, noivos, filhos... mas continuam a caminhar, pois há muito o que viver ainda.

Temos que ter muita calma, a vida arranja um jeito para tudo, é preciso tb dar tempo ao tempo. E ter muita paciência.

Nossa mente possui muitas capacidades, e podemos induzir um estado positivo tb. Evitar o que é negativo, discussões, brigas, livros e revistas que tratam de coisas tristes ou negativos por si mesmas, filmes violentos, macabros e tristes. Procurar o que é alegre, que exalte as coisas boas. mesmo que pense "Ah, tá, até parece que tudo é bom assim e todos usam camisas pólos e são cantores" ou seja lá o que for, mas buscar o que é positivo e deixar o negativo de lado. Esse é o início de um processo. Vc pode, se quiser, e puder, procurar um terapeuta que pode te ajudar a se sentir melhor (desde que goste dele e confie nele/ ou nela), às vezes, não é o primeiro terapeuta que conhece que irá te ajudar, mas quem sabe? Pode ser o segundo, o importante é se sentir à vontade com a pessoa (e que ela seja de confiança tb).

A vida é rir e chorar, e às vezes, é tudo isso ao mesmo tempo.

Vá passear, se distrair, procure suas colegas, vejam o que elas andam fazendo, saia de casa, vá ver filmes... Já viu Avatar? Veja comédias :-)
Ou vá em parques, praças... converse, ria bastante. O riso tem o poder de curar muitas feridas.

Pode escrever mais se quiser e a gente vai se escrevendo. Se escrever mais, mande seu nome sua idade se quiser :-)
terei o maior prazer em escrever!

Bjs
Cacau

Um comentário:

  1. Acredito que a morte pra mim seria uma solução..muitos deixariam de sofrer...tb quero morrer

    ResponderExcluir