terça-feira, 24 de março de 2015

Mais dúvidas sobre assunto de menina: menstruação



Oi gente
Como estão?
Bom, vi que tem muita gente com dúvidas sobre menstruação ou receio de menstruar... principalmente de menstruar pela primeira vez e estar na escola...
Não precisam ter medo ou receio de menstruar, pois, é normal. Faz parte da vida, na verdade, faz parte dos nossos ciclos de vida. Nosso corpo se transforma em inúmeras fases da vida, esta é uma delas.
Li os comentários e sei que não são todas que tem receio, algumas tem curiosidade sobre como é e sobre as transformações do corpo.
Nosso corpo se transforma, e cada um tem seu ritmo. Tem meninas que estão menstruando mais cedo, e outras mais tarde. Às vezes, acontece das meninas da sala, ou as amigas, menstruarem primeiro e você pode ser a última da sala. Mas, isso não é um problema, pois, ninguém é igual. Nós vivemos e convivemos com pessoas diferentes. Se cada uma tem um rosto, uma fala, um jeito, um estilo e humores diferentes, o mesmo acontece com nossos ciclos. Tem gente que terá seios maiores, e outras terão seios menores... os seios podem desenvolver mais tarde também, pode acontecer de ter seios menores no início da puberdade e durante alguns anos eles ficarem assim, e desenvolverem mais um pouco no final da adolescência. Então, são várias situações pelas quais iremos passar ou que já passaram...
Quanto a menstruação, ela irá ocorrer em algum momento e pode não ser sempre junto com as amigas, apesar de terem a mesma idade. Sobre o corrimento que algumas escreveram, é normal acontecer meses antes da primeira menstruação, até mesmo, um ano antes, o que não pode é ter ardor, coceira ou ser contínuo, aí, pode ser outra coisa. O melhor é conversar com um médico ou médica, de preferência ginecologista. A região é muito sensível, e dependendo do corrimento, ir no médico é o ideal. 
Tem professores que darão aulas sobre isso. Eu tive uma professora que falou sobre cada transformação do corpo, em uma aula específica do conteúdo programático e do plano de aulas, e meu professor de biologia deu aulas sobre o assunto e falou do corpo masculino e do corpo feminino. Não são aulas extensas ou complexas, apenas ensinou sobre as diferenças, a puberdade e as transformações. Tem livros sobre puberdade e muitas informações de fontes confiáveis na internet. Quanto aos meninos, que também passam pela puberdade, não devem ter vergonha nem nojo dessas coisas. Devem compreender, mesmo que minimamente, o feminino, assim como o masculino, e com respeito. Eles tem mães, tias, irmãs, colegas e primas, todas mulheres. E no futuro, eles terão namoradas, esposas e filhas.  
O texto abaixo é do site InfoEscola, sobre menstruação, espero que possa esclarecer as dúvidas sobre o que é a menstruação e as suas fases.
Menstruação (a origem da palavra é latina -menstruums- e significa mês) é o nome que se dá ao sangramento mensal das mulheres. Todo mês o corpo feminino se prepara para a gravidez, quando esta não ocorre, o útero descama sua membrana interna (endométrio). A menstruação, eliminada pela vagina, é composta, portanto, parcialmente de sangue e parcialmente do tecido interior uterino. A maioria das menstruações dura entre três e seis dias.
A menstruação começa, em média, aos doze anos (a primeira é chamada menarca) e cessa por volta dos cinquenta anos, durante a menopausa.

O ciclo menstrual dura 28 dias e é constituído de quatro fases:

fase- Menstruação: nos sete primeiros dias, a superfície do endométrio se rompe e se transforma num fluido de sangue.

2ª fase- O óvulo  se prepara para sair do ovário: normalmente entre o sexto e décimo segundo dia, a glândula pituitária estimula os ovários para que produzam estrógeno e progesterona, os hormônios responsáveis pelo ciclo menstrual. O estrogênio faz com que o endométrio fique mais grosso e se prepare para proteger e alimentar o embrião. A progesterona mantém as paredes do útero intactas até que a mulher fique grávida e, durante a gravidez, até que comece a menstruação.

3ª fase- Ovulação: entre os dias 13 e 15 (antes da próxima menstruação) a glândula pituitária envia um sinal que faz que o corpo libere dois hormônios. O primeiro hormônio é o folículo-estimulante, que permite que os óvulos se desenvolvam no ovário e o segundo é o hormônio leutenizante, que produz a liberação de um ou mais óvulos maduros.

4ª fase- O revestimento uterino fica mais grosso: depois da ovulação, o ovário viaja pela trompa de falópio em direção ao útero. Se o óvulo não é fecundado, a superfície do endométrio já não é necessária. O ciclo está completo e a menstruação começará novamente.

Durante a menstruação, os músculos do útero se contraem para ajudar o corpo a eliminar o revestimento do endométrio. Isto pode ser bastante incômodo para algumas garotas ou mulheres. Estas dores relativas à menstruação podem ser aliviadas com exercício leve, um banho morno, uma almofada para gerar calor no ventre ou com remédios devidamente indicados por um médico.

Vocês também podem conversar com alguém em quem confiem se desejarem, podem ser colegas, amigas, primas, tias, mães, se quiserem trocar ideias, pois, isso acontece com as mulheres e é normal. É legal conversar. Acho que hoje em dia as pessoas estão conversando pouco e vendo muita TV e falando demais no celular, e digitando demais nas redes e depois, reclamam quando estão sozinhas ou que não encontram ninguém. Um pouco de proximidade é bom também... apesar da correria do dia a dia... Tem gente que vai para a escola cedo, almoça lá, ou em algum lugar na volta, e depois vai para alguma aula de línguas, de reforço ou de pré-vestibular. Fica lá não sei quanto tempo, depois vai para alguma academia, ou treino de futebol, vôlei, basquete, natação, balé, ou Yoga e acaba só chegando em casa de noite. E no dia seguinte começa tudo de novo. Isso que é vida corrida. Conheci um menino que estava nesse ritmo ou continua com ele. Pela manhã tinha aula de tudo quanto é coisa (sempre!), e de tarde ia para a escola. Chegava de noite em casa, e aí, só dava para fazer os deveres de casa e estudar para o dia seguinte. Acho que ele não tinha nem final de semana direito, pois não dá para estudar tudo só de noite depois da aula. Vocês já viram o volume de matéria?! Fora o engarrafamento para ir e voltar da escola...
Com isso tudo, as pessoas acabam conversando menos e vão acumulando essas dúvidas e alguns receios... Sentar com calma, pesquisar sobre o assunto, ler e conversar podem ajudar bastante com esses receios e tirar as dúvidas. Ir no médico, ou médica, especialista, é bom parar se informar mais sobre o seu corpo e tirar outras dúvidas.
Espero ter ajudado e continuarei postando. Apesar do longo período sem escrever, postarei sobre outros assuntos também e espero ajudar mais no que for possível. 
Um grande abraço para todas e todos!
Cacau

4 comentários: