terça-feira, 16 de junho de 2009

O problema da minha amiga

A M. escreveu com esse problema mais complicado. A amiga dela está com problemas, mas não quer nem saber de nada...


"... minha amiga está diferente...
faz 6 anos que eu e ela estudamos juntas.E tipo somos melhores amigas,e desde o ano passado ela está agindo diferente.
arranjou várias amigas que estão levando ela pro mau caminho (faltando as aulas para ficar sem fazer nada no colégio, não faz os trabalhos e nas médias do 1º bimestre ela tirou 7 vermelhas de 9 matérias)só que ela não tá nem aí,
eu já tentei falar pra ela que se ela não estudar ela não passa de ano, mas ela tem orgulho de dizer "Deixa eu não tô nem aí"e começa a gargalhar como se isso fosse legal, e eu como uma amiga verdadeira dela não quero que ela se dê mal no colégio. principalmente pq ela tem capacidade de estudar pq quando ela quer ela consegue...mas não ela só pensa em garotos 24 horas por dia..
Bom e isso é só uma parte,ela quando está com as "amiguinhas" dela e eu estou junto ela nem olha pra minha cara,ela finge que não estou ali... e eu odeio isso..
no colégio tem uns meninos da sétima que ela tava ficando com um só que ela não queria que ninguém soubesse além de mim e duas outras amigas.
então nos ficamos em segredo.
Ela ficava com ele sem o pai dela saber (só a mãe que sabia)
então ela fica com ele depois que bate o sinal pra ir embora (que é o das 5:30 da tarde)
Mas ela só fica com ele quando ela vem pra minha casa pq é a minha mãe que me busca td dia depois que ela sai do trabalho e em quanto isso eles ficavam dentro do banheiro dos meninos ( que é o esconderijo do colégio) pq ninguém entra lá (pq a coordenadora e as tias que ficam cuidando de lá são mulheres então elas não entram em quanto tem gente) então ela fica com ele lá.
ela só vem falar comigo quando ela quer ficar com ele ou quando ela pede pra minha mãe levar ela pra casa dela.
Eu fico revoltada pq ela só vem falar comigo quando ela quer ficar com o menino..(ou seja ela ta me usando)

cacau me ajuda o que eu faço pra abrir os olhos da minha amiga e tirar ela do buraco que ela caiu?

bjs e abrçs
M."

Bem, M. Eu pensei bem no problema e até consultei alguns amigos. E acabei escrevendo um texto enorme, mas como o problema tem várias partes, vamos lá...

Em primeiro lugar, eu entendo que esteja chateada com ela, eu também ficaria. Às vezes as pessoas mudam com o tempo e outras vezes nem tanto. A sintonia que vcs tinham antes mudou. Vc agora está em uma e ela em outra, completamente diferentes. E ela mudou mesmo, isso é óbvio. Suas preocupações e objetivos são diferentes, ela está em um caminho e vc em outro. E tem mais, na onda em que ela entrou, pelo que vc já contou, é muito diferente da sua, mas nem por isso vc deixou de gostar dela ou de se preocupar com ela. E também não precisa, tenha com ela o carinho que sempre teve. Mesmo que às vezes ela apronte umas e outras que te deixem louca da vida. Mesmo que vcs acabem se afastando, que em geral ocorre quando os interesses das pessoas mudam, não quer dizer que em algum outro momento, no futuro, não possam se aproximar novamente. E talvez, e repito, talvez, nesse momento, ela reconheça que não estava fazendo boas escolhas, mas não crie expectativas, nem para agora, nem para depois. Às vezes não há muito que fazer quando alguém quer trilhar outro caminho, apenas tentar avisar e aconselhar, e nem sempre sermos ouvidos. E esse é um caminho que não é nosso para acompanhar. Temos que aprender a perder um pouco, mesmo que fiquemos chateadas, porque é inevitável e faz parte do crescimento.

A amizade e o carinho que tem por ela não irão mudar, mesmo que se afastem por uns dez anos. E quem sabe, a pessoa que vc conheceu, possa vir a vencer essa etapa da vida, e apareça novamente em um outro momento?

É muito importante isso que está fazendo por ela de chamar ajuda para esse problema, é louvável de sua parte. Esse é o caminho certo e vc possibilitou o início de um processo de que agora em diante, os adultos cuidarão. Pelo menos, espera-se que o façam. A sua parte vc fez.

Bom, em relação a ela, eis o que pensei...

A mãe dela sabe que ela está ficando com um menino. Mesmo se ela souber disso, será que sabe que ela está ficando é no banheiro dos meninos com ele, e os dois ficam bem sozinhos lá dentro?

Olha, na minha opinião (e de quem consultei), vc precisa contar isso para a sua mãe. Afinal, a sua amiga está usando essa carona para ficar no banheiro com o menino. Sua mãe precisa saber disso.

Sua mãe (e vc talvez, mas é melhor sua mãe ir) precisa avisar a escola do que está acontecendo – esse lance deles ficarem sozinhos no banheiro. Talvez, pedir anonimato (seu e da sua mãe) nessa questão seja uma boa ideia, para a turma não cair em cima de vc (deve ter mais gente usando esse banheiro para outras coisas, eles não irão gostar nadinha desse contratempo). E vc nunca na sua vida fala que foi vc quem avisou ou tudo irá se tornar um inferno p vc nessa escola. Faça uma denúncia anônima mesmo, para se preservar. É importante que vc se preserve.


De qualquer forma, não espere que a mãe dela fique agradecida, se resolverem conversar com ela para alertar do que está acontecendo. Algumas/muitas pessoas preferem fingir que não estão vendo o problema, porque isso é mais fácil. Não que seja o caso, mas pode vir a ser. Quanto a sua amiga, tb não espere agradecimentos, fique na sua, ela não vai acreditar que quer ajudar, por isso é melhor não falar nada com ela, apenas buscar ajuda mesmo.

Esse lance de ficar assim com o menino não é legal para ela. Ele é mais velho e tem outras experiências, sem contar que os meninos pensam de um jeito e as meninas de outro. E não tem nada de romance em ficar no banheiro. É lógico que tem coisa rolando, e ela precisa aprender a se preservar mais. Com os dois sozinhos, ele tem quase que carta aberta para avançar em cima. Também, podemos dar o benefício da dúvida aos dois e supor que são muito inocentes, mas é meio difícil né? Se fossem tão inocentes assim, não estavam se escondendo.


Ele pode estar indo rápido demais para ela tb. Apesar de talvez já ter o corpo mais desenvolvido, não significa que ela realmente esteja pronta e amadurecida emocionalmente para lidar com essa agarração. Bem, falando de forma mais direta, o corpo amadurece mais rápido do que a mente em relação a sexualidade e aos relacionamentos amorosos (até por isso, às vezes, os adultos se dão bem no seu trabalho, e tem problemas na vida a dois, o trabalho é racional e objetivo e os relacionamentos não). E o ritmo dos meninos é bem diferente do das meninas. As meninas querem lidar com os sentimentos e as emoções e as paixões e os meninos querem mais ação.

A pessoa precisa de tempo e de ir no próprio ritmo ou pode se arrepender depois. E os meninos ainda podem ficar falando, o que deixaria qualquer uma muito triste.

Outra coisa, o problema das más companhias. Ou seja, a nova onda da sua amiga. Ela, pelo jeito está passando por uma fase rebelde em que sabe tudo e não precisa da ajuda de ninguém. Às vezes, as coisas vão muito além disso.


Ela pode estar com problemas em casa, isso justifica a mudança de comportamento. Pode estar preocupada e estressada com algo com o qual não sabe lidar. E esse menino pode estar pegando demais nela tb!

O fato de ser adolescente implica mudança de humor e o fato de estar crescendo. O corpo está mudando e há muitos hormônios no ar, e às vezes (ou melhor, muitas vezes, o tempo todo) essa quantidade de hormônios mexe muito com a gente. Em alguns casos, aumentando a tendência para a depressão.

Fora a confusão de não ser mais criança, mas não ser adulto, e o corpo não ser nem de criança e nem de adulto, mas algo no meio do caminho. Para umas, ele amadurece mais rápido, para outras, demora, e para outras ainda parece que ele é um eterno projeto em andamento. Então, com tudo isso, e o fato de achar que já é gente grande, a pessoa começa a achar tb que sabe tudo e quer experimentar tudo e mais um pouco. E esses, são os donos da verdade (pelo menos se julgam assim), tanto meninos quanto meninas. E os donos da verdade dificilmente aceitam que seus amigos, ou novos amigo, são más influências. Às vezes, só percebem quando, ou é quase tarde, ou já é tarde demais.

Mudança de comportamento tb pode indicar uso de drogas, mas não acho que seja o caso, ainda. Mas pode vir a ser se ela continuar a andar com essa turma. Mas é só uma hipótese! De qualquer forma, ela talvez tenha que conversar com alguém que possa ajudá-la a lidar com a causa dessa mudança e desatenção com os estudos e com ela mesma.

Bom, o que podia fazer já começou, avisando sobre o problema. De agora em diante, os adultos e responsáveis terão que lidar com isso. É a vez deles esquentarem a cabeça, vc já deu início ao processo.


bjs
Cacau
XXX
:-)

6 comentários:

  1. Cacau, muito interessante esse conselho que vc deu a M., pois é verdade, é muito estranho eles estarem escondidos se (por acaso) não acontecer nada lá dentro. Concordo com você.
    Eduarda
    P.S = Adorei o seu blog! Tá demais!

    ResponderExcluir
  2. Cacau, preciso que vc me ajude: minha amiga está com problemas capilares (especificadamente:cachos indefinoidos, frisados, opacos e ressecados.) O que ela faz? Pode responder atravéz do meu blog, comentando (http://eduardaepas2.blogspot.com); do primeiro post, independentemente de qual assunto for.
    Obrigada.
    Eduarda

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi!!
    Eu acabei de ler seu livro(comprei ontem) e achei seu blog. E eu preciso da sua ajuda.Vou começar do começo da história. Eu gostva de um menino que é primo da minha amiga por dois anos, até que no dia 2 de janeiro ele pediu pra namorar comigo. Eu muito feliz, aceitei e até beijei ele no mesmo dia, e foi indo, ele me mandando
    " I love you " no msn, etc. Até que u dia eu fui dormir na casa da minha amiga e ele tava lá ( ele é vizinho dela) e a ex namorada dele também.Você acredita que ele teve coragem de beijar ela comigo lá??? E o pior de tudo também foi ela, que fingia ser minha amiga.Quando fiquei sabendo, caí no choro e fiz o maior escandalo pra cima dele.No outro dia ele foi lá, me pediu desculpas e disse que me amava, e que só tinha beijado ela porque ele tinha namorado ela por dois anos e nunca tinha a beijado coisa e tal. E eu, como era uma boba, acreditei que era verdade e perdoei ele. Só que passou mais ou menos uma semana e ele falou que queria terminar comigo porque nao gostava mais de mim e na mesma semana tava namorando ela ( a mesma que ele bejou quando tava comigo). Pelo menos hoje ela ta pagando pelo que ela me fez,ele chifra ela todo dia com ma menina diferente, ele um dia vai pagar, mas eu ainda gosto dele. o que eu faço? Responde no meu blog comentando o último post. http://blogdalahsermenina.zip.net/
    Ah, eu adorei seu livro e seu blog e por isso fiz o meu, ontem mesmo. Beijinhos !

    ResponderExcluir
  5. cacau.. muito obrigada péla dica, eu nao consegui ler antes pq nao entrei muito pq a minha mae nao deixa eu ficar no pc quando tem prova.
    ai valeu pela dica,bom espero que se ela descobrir nao fique chateada, mas ela vai ter pouco tempo aqui.. depois eu explico..

    ResponderExcluir
  6. Oi cacau , uma assunto super diferente , eu e minha amiga estamos querendo compor musicas e fazer coreografias , mas claro que é só por diverssao. Queriamos achar um jeito de conseguir fazer um show em algum lugar , ou como ficar famosa de algum jeito. Tambem nao sabemos que nome pode ficar bom pra banda. Pode ajudar?P.S= nós duas temos 18 anos e nossos nomes sao : Bruna (eu) e Isadora .

    ResponderExcluir