sábado, 14 de novembro de 2009

Por que quando crescemos deixamos de gostar das mesmas coisas de antes?


cacau eu queria q vc me respondesse uma pergunta:
porque quando ficamos adolescentes mudamos de comportamento e gosto e deixamos de fazer coisas q fazíamos antes pq as achamos um tédio? me responda bjo obs.:adorei os seus dois livros!!!:D


Bom, a gente cresce e muda de gosto mesmo.
Acontece com todo mundo. É claro que alguns continuam gostando em algum grau das coisas de antes, mas não é a mesma coisa. E mudar o comportamento e a forma de pensar faz parte disso. Quando viramos adolescentes, ficamos mais críticos, a capacidade de percepção aumenta e ficamos mais exigentes tb, no bom sentido. Começamos a estudar temas e a escrever textos que realmente estimulam a capacidade de raciocínio, abstrato e crítico. O grupo passa a ter grande importância e todos começam a sentar (ou ficar em pé mesmo) para conversar do que ficar brincando. E a teclar muito mais tb. E todos , especialmente os meninos, estão sempre com fome. Por isso, meninos adoram lanchonetes e pizzaria.

Foi Paulo de Tarso que disse que quando era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Mas quando se tornou homem, deixou para trás as coisas de menino.
Podemos escrever dessa forma tb:

“Quando eu era criança, falava como criança, sentia como criança. Agora que sou adulto, parei de agir como criança”.
Ou seja, crescer faz parte do processo e é inevitável.
O que antes parecia super divertido e mágico deixa de ser tão interessante porque agora há outros interesses. É claro que tem adultos que ainda gostam de histórias em quadrinhos e videogames. Mas tipos diferentes de revistas e jogos do que quando eram crianças. Isso faz parte do amadurecimento. É claro que ninguém precisa ter pressa para crescer, alguns amadurecem mais rápido, e outros levam mais um tempo, mas esse momento chegará para todos na hora certa para eles. Nem que leve dez anos... :-)

Imagine se a gente não crescesse, ou melhor, se crescesse, mas não mudasse?


Por isso aproveite bastante enquanto curte as coisas da adolescência e da juventude, pois mais tarde, esses gostos tb irão mudar.


No Japão existe uma região de Tokyo chamada Harajuku e é um ponto de encontro de adolescentes que se dedicam a um estilo próprio de se vestir, um tipo de moda de rua. Então há jovens vestidos de todas as formas diferentes e alguns até com cabelos pintados. Em um documentário que vi, os jornalistas entrevistavam adultos mais velhos, perguntando se eles não se preocupavam com o fato dos jovens se vestirem dessa maneira e um disse que não, que não se preocupava - que se eles queriam se vestir assim e pintar seus cabelos que fizessem isso agora, enquanto podiam, porque depois, eles teriam que trabalhar e então se vestiriam como todo mundo, pois se não fizessem isso, não conseguiriam trabalho e os jovens sabiam disso. Ou seja, esses jovens tb crescem e mudam e se querem curtir essa moda, aquele seria o momento para isso.

E isso é com todo mundo. O problema é quando exageram e às vezes, colocam piercings e tatuagens e depois mudam de ideia. Aí, sim, fica muito complicado.

Quanto as outras coisas, brinquedos, bonecas, legos, jogos, videogames - quando perceber que já não curte tanto, dê um tempo. Se tiver mesmo perdido o interesse, talvez seja hora de passar para alguém mais novo que irá curtir muito essas coisas. Assim, damos lugar às coisas novas, e sempre haverá coisas novas entrando em nossas vidas.

e fiquei super feliz que gostou dos meus livros!

Beijos
Cacau
XXX

Um comentário:

  1. Cacau, eu fiz um comentário urgente na postagem anterior, por favor responda, oks?

    Ficaria muito grata com sua postagem sobre o caso!!
    Eduarda!

    ResponderExcluir