segunda-feira, 12 de abril de 2010

Arrumar o quarto


Marianna - Como arrumar meu quartoo???
Tipo assimm, meu quartoo é uma zonaa : minha mesa anda sempre bagunçada, minha cama desarrumada, coisas espalhadas pelo chão, meu hamster fazendo sujeira no móvel onde a gaiola dele fica, os cabos do PC ficam todos espalhados em baixo de minha mesa, meu quadro de fotos esta explodindo de tantos bilhetes, fotos e papeis, meu material escolar ta perdido no meio dessa bagunça inteira!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Como eu faço pra deixar ele super lindo e limpoo

Arrumar o quarto, dependendo da situação, pode ser uma grande tarefa.
esse post ficou bem grande...

Porque isso incluirá arrumar o armário todo, a mesa, as gavetas, e qualquer outro móvel de guardar coisas...

Tem gente que mantém tudo sempre arrumado e até colocam as camisas, meias, calças, etc em odem de cor ou em degradê dentro do armário. As fotos de revistas de casa e decoração sempre mostram tudo hiper arrumado, com as prateleiras quase que vazias, com um ou outro objeto de decoração. As prateleiras ou suportes para dvds e cds estão sempre impecáveis, com apenas uns dez dvds ou só cinco cds.

A realidade de quem mora em um ambiente é diferente, ainda mais se tem um computador e escrivaninha no mesmo quarto. Primeiro que vc tem muito mais do 10 dvds ou cinco cds. E eles vão se empilhando nos cantos, quando o lugar reservado para eles já está lotado.
O armário, se não arruma de tempos em tempos, ou pelo menos uma vez por ano joga as coisas que não usa mais fora, vai ficando entupido tb, porque em aniversário, natal, férias, etc a gente sempre acaba ganhando roupas ou comprando roupas novas. Ainda mais se tem festa para ir sempre acaba comprando algo novo e o velho continua dentro do armário, junto com sapatos, chinelos, sandálias, tênis, etc. Que começam a ficar uns em cima dos outros.

Se os livros da escola ficam no quarto, e cá entre nós, se sua escrivaninha e computador estão aí, os livros cadernos, lápis, canetas etc, tb estão e estão se empilhando porque à medida que o ano passa, aparecem mais livros e mais cadernos e se os do ano passado ainda estão aí, o espaço vai diminuindo.

Se vc está chegando no últimos três anos de escola, todo o material será utilizado no último ano por causa do vestibular. A matéria dos últimos três anos é a matéria do vestibular e isso ocupa espaço. A não ser que ache um armário em outro cômodo para guardar tudo isso, vc terá muitos livros por aí.

Eu junto muito papel tb - como xerox de matéria de aula, provas, desenhos, cadernos, etc. Mais cds com programas de computador, filmes, animações, dvds. Chega numa hora que tudo vira um caos mesmo, que o ponto em que pelo jeito vc parece estar.

Mas não se preocupe, tem muita gente com bagunças piores. O primeiro passo é que vc já percebeu que assim não dá mais. Precisa ver se as coisas estão apenas no chão dos seu quarto ou se realmente o armário tb está lotado. Terá que considerar mesmo arrumar o armário para poder guardar tudo o que está no chão do quarto e empilhado pelos cantos. Para isso terá que limpar tudo, quando digo limpar é jogar coisas fora, passar para outras pessoas que possam reaproveitar ou ir para o lixo mesmo (papéis velhos, coisas que não usa mais, roupas pequenas, fora de moda, manchadas, etc. Mamãe chegou aqui outro dia contando que lhe contaram que existe um espírito chamado Maria Mulamba, que quando tem coisas mulambentas em casa, manchadas, com buracos, etc - roupas, panos, toalhas, moletons, etc, ela pode estar andando por perto fazendo todo mundo andar igual mulambo, hehehehe - mamãe jogou até os panos de chão fora depois dessa...

Entã é seguinte - jogar coisas fora ou passar adiante:

Faça três perguntas:

- Eu realmente preciso disso?
- Eu amo essa coisa/esse objeto?
- Isso tem a ver com meu trabalho/estudo?

Senão, joga fora.

OK. Arrumar o armário envolve força de vontade, terá que tirar tudo e ir selecionando o que fica o que sai. Isso te dará espaço para guardar o que está fora dele e precisa ficar dentro dele. Se não usa uma roupa há muito tempo, mais de um ano, considere se irá mesmo usar ou se é para passar adiante. uma vez que começar o processo precisa ir até o fim, porque se parar na metade, corre o risco de não terminar e o quarto ficar pior do que estava antes, porque aí, o que estava dentro do armário ficará espalhado pelo quarto junto com as outras coisas.

mamãe sempre recomenda o uso de caixas se tiver que colocar coisas na parte de cima do armário, assim fica arrumado - cobertas, mantas, roupas de frio muito volumosas, tudo vai para cima do armário. Quando chegar a época de frio que irá mesmo usar aquele casacão, aí vc desce com ele do armário. Livros do ano anterior que serão necessários no próximo ano, ou algo assim, tb podem ir para cima. Precisa de uma parte do armário para coisas de estudo/escola e outra para suas roupas. Casacos e vestidos tb podem ser guardados em caixas e empilhados. Se deixar tudo pendurado no cabide por muito tempo, podem manchar ou ficar esticados ou marcados, veja a melhor forma de guardar essas coisas e cuidado com traças e mofo. Livros que não precisa mais, já não lerá novamente, passou da idade, não gostou ou são repetidos podem ser doados para uma biblioteca. Dizem que a SLU tem uma se quiser só colocá-los junto ao lixo, de lado, eles podem levar, veja se fazem isso onde vc mora. Senão, olha com a biblioteca da escola ou centro cultural mais próximo.
Organize os sapatos, tênis, sandálias tb, para não ficarem amontoados e poder ver o que tem direito.

O que for de pendurar, pendure no cabide, o que for de dobrar, coloque em gavetas ou prateleiras e evite que fiquem pelo quarto se acumulando para serem guardados depois, apenas guarde quando não for usar mais e o que for para lavar já leve de uma vez para a roupa suja. Quando a roupa limpa chegar, já guarde-a de uma vez tb, senão fica a pilha crescendo no meio do quarto.

organize os livros por matérias e os cadernos e que uma prateleira seja para eles. Nas gavetas da mesa ficam as canetas, lapiseiras, etc, de que precisa e o material de computador - que tb pode em parte ficar com os livros. Tenha sempre uma boa noção de que está com tudo que precisa, se tudo estiver organizado verá melhor quando for hora de comprar caderno novo, ou folhas de fichário ou grafite de lapiseira. Assim, não ficará na mão no meio da aula... Se for responsável pela impressora, isso inclui controlar os cartuchos, para que eles não acabem justo quando tiver que imprimir um trabalho para o dia seguinte e já for de noite...

cabos de computador não tem muito jeito, são muitos, mesmo dependendo do computador e do volume de coisas ligadas nele. O melhor é que fiquem atrás da mesa, quando ela está encostada na parede e nunca no meio do caminho, senão alguém pode tropeçar e se machucar seriamente - perna quebrada, braço quebrado, lesões, etc. veja se sua mesa é mesmo apropriada para um computador, mas temos que nos virar com o que temos muitas vezes. Veja se eles estão em bom estado tb, utilizar um filtro de linha é bom para o equipamento e use um estabilizador tb. Quando sair, não os deixe ligados, de preferência tire tudo da tomada tb, ou apenas desligue tudo, para o caso de chuva e trovoadas, ou picos de energia, o seu equipamento não queime.

Não sei se é o ideal que seu hamster fique no seu quarto, só se não há outra alternativa... mas se a sujeira dele está se espalhando, então isso não parece estar muito bom para vc... veja se ele pode ficar em outro lugar, nem que seja área de serviço. Se não tiver jeito, e o lugar dele for aí mesmo, arrume jornais dobrados e limpos para ir colocando debaixo da gaiola e trocando todo dia senão esse cheiro tb fica aí... Limpe sempre a gaiola dele e tudo que for dele, e a ração e outras coisas, que fiquem organizadas em uma caixa só dele tb.

Arrumar tudo é uma coisa que cansa e é trabalhosa então, pode ir por partes. Comece pelo hamster que é um ser vivo e depois passe para o armário. No armário comece por uma parte dele e depois passe para as outras e assim por diante, assim, dividindo em pequenas etapas não parece tão cansativo.

E separe todo o material escolar da bagunça pelo chão, pois precisa dele todos os dias, é melhor saber onde está e deixar tudo juntos mesmo sem ter lugar ainda. Separe toda a roupa suja e já ponha no lugar da roupa suja tb e vai arrumando. As coisas em cima da sua mesa tb precisam ter seu lugar em gavetas ou prateleiras. E qualquer coisa, considere arrumar mais prateleiras se forem necessárias. Separe o que está no chão e se tem lugar para elas no armário que está arrumando - se ele já tiver espaço, é só guardar.

Quando ao painel de fotos, limpe tudo. tire tudo e separe bilhete por bilhete o que entra e o que sai. Qualquer coisa faça uma caixa de lembranças para guardá-los.

Quando tudo estiver mais organizado veja se tem mais coisa para mudar, poster, quadros, luminárias, peças de decoração. Vc pode mudar seu quarto mudando a posição da cama, da mesa por exemplo. Se a cama ficar encostada na parede e a mesa tb, terá mais espaço. Veja a forma de ter mais espaço no quarto e abra as cortinas para entrar luz, isso ajuda e alegrar o ambiente, enrar luz, não precisa entrar sol mesmo ou fica muito quente...

Uma amiga tb pode ajudar nos palpites e tb alguém na sua casa pode te ajudar :-)

boa sorte e bom trabalho e muito ânimo! :-)

bjs
Cacau
XXX

6 comentários:

  1. esso ir arrumando aos poucos e benmelhoe

    ResponderExcluir
  2. oi so queria dizer q adoro o seu blog!!

    bjs!!

    Thaysi!!

    ResponderExcluir
  3. eu estou adoranda este blog eu vou contar para as minhas amigas,se elas não saberem,pq quem nao sabe desse blog ,muito lega!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. eii eu gostei muito do seu blog!(L)parabens



    euuu tenho tambem um blog que é massa vou ser seu seguidor xaaauuuuuuuu

    bjs

    ResponderExcluir
  5. oi CACAU ameiii seu blog! (E TBM ACHO ARRUMAR O QUARTO ÔOOO FIM)
    PARABÉNS
    BJO

    ResponderExcluir
  6. oi Cacau adorei seu blog mecheu comigo0 pq não tenho paciencia nenhuma de arruma meu quarto rsrs e pode ta bem pior que o seu pq meu quarto tem de tudo, e tudo bagunçado eu vivo me enroscando em fios do computador, som,televisão ta uma bagunça e esse blog vai me ajuda a pega as dicas valeu ai beijos

    ResponderExcluir