segunda-feira, 22 de novembro de 2010

continuando o trabalho escolar

Cacauu, formação humana é sobre ética e cidadania, mais eu quero um tema que prenda a arenção tanto das meninas quanto dos meninos( na verdade eu não vou apresentar um trabalho, vou dar uma aula...)Bjo Linda.Laura!

Vc pode dar a aula sobre direito humanos e a luta pelos direitos civis então. Se é a aula toda, prepare um powerpoint e vc pode até colocar o discurso de Luther King ou um trecho de um dos filmes que citei, se quiser. Assista o Escritores da Liberdade, pois é todo em volta de uma professora e seus alunos... alguns trechos do filme podem prender a atenção do pessoal.
Esqueci de mencionar que Luther King e Gandhi foram assassinados tb, por lutarem pela paz e pelos direitos...
E pode mencinar, que o prêmio Nobel da Paz de 2010, o ativista chinês Liu Xiaobo está preso.
Xiaobo está preso desde dezembro de 2008. Ele foi condenado a 11 anos de prisão por ter publicado um manifesto em defesa da liberdade de expressão e de eleições multipartidárias no país.
Vc pode fazer perguntas para os colegas, se eles imaginam que antigamente os afro-americanos eram obrigados a sentarem no fundo do ônibus nos EUA. Que não podiam frequentar a universidade e depois, chegou a ter faculdades só para afro-americanos. Se um garoto e uma garota fossem juntos ao cinema, se um fosse branco e o outro afro americano e se sentassem juntos dentro do cinema, seriam vítimas de ataques e preconceito, seriam expulsos e poderiam até serem mortos, pois era proibido. Ainda bem que o mundo está mudando...
Vc pode propor o debate, perguntar o que eles acham disso. O que acham sobre outras situações tb, como a do recente Prêmio Nobel estar preso...
vc pode chamar a atenção deles com perguntas assim, sobre intolerância - pode falar do holocausto tb, e Anne Frank - há uma cena no Escritores da Liberdade sobre a senhora que abrigou a família de Anne Frank durante a 2 Guerra Mundial e outra sobre o museu do holocausto.
Assim, eles podem pensar na liberdade que tem aqui no Brasil, de poder discutir e trocar ideias. Na época da ditadura militar, os estudantes eram presos, muitos eram mortos por discutirem ideias. Quem tivesse determinado livro corria sérios riscos... Quem falasse em luta pela liberdade de expressão e direitos humanos seria preso e provavelmente sumiria...

boa sorte
Cacau
XXX

Um comentário:

  1. Brigadinha linda, ajudou muitoo. Um amigo meu pediu pra ficar comigo, mais eu sou BV, o que eu faço?
    Hoje ele pediu um lapis e eu emprestei, daí ele olhou pro meu outro amigo e disse: "Mais um ponto pra mim, to quase pegando..." o que eu faço?

    ResponderExcluir