quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Problema da amiga da Míriam




Cacau (vim te pertubar de novo)


Às ordens, terei muito prazer em ajudar :-)

eu ja resolvi muitos problemas meus,

que bom!

por isso, agora que tenho eles resolvidos, estou preocupada com os das minhas amigas.

Ok! Espero ajudar! :-D


Tenho uma amiga que já é moça, e ainda ér BV, a mãe dela morreu faz uns três anos, depois disso, ela parou de se preocupar com a beleza, o cabelo, não estuda direito, eu sempre digo que ela é bonita e por isso eu sei que ela tem pretendentes, mas ela diz que é feia, e ela é uma das únicas (eu tb era) da sala que é BV, eu não me preocupo só pelo fato de ela ser BV, mas pelo fato de que ela não consegue esqueçer um menino, que ela gosta desde pequena, e o pior é que ele NEM AMIGO DELA ele é!! Cacau o tempo está passando, eu digo que ela tem que esqueçer ele, arranjar outro, mas ela ta...ta... taum... ai sei lá!! Isso me magoa muito, pois ela é minha amiga Cacau vc tem que nos ajudar!

Olha, o fato de ser ou não ser BV não tem tanta importância. As pessoas supravalorizam isso, e na verdade é algo que vem com o tempo, quando a pessoa estiver preparada e conhecer alguém de quem goste e tudo mais.

Fico muito triste por sua amiga estar passando por uma fase ruim.
Ela ainda está triste pela perda da mãe e ainda não superou isso. Pode levar um tempo, é uma grande perda.

O fato dela não querer mais se arrumar, estudar, fazer as coisas é porque ainda está muito triste, é um tipo de tristeza mais profunda, mesmo que não fique o tempo todo muito triste ou tristinha/para baixo, ela está em uma fase complicada. Sem querer assustar ninguém, nem te assustar, mas, quem trabalha com pessoas que sofreram perdas assim, chama isso de depressão, e ela não vai embora por si só. Às vezes pode até ir, mas a pessoa tem que querer superar isso e às vezes, na maioria das vezes, nem percebe que está nesse estado. Apenas vai levando as coisas, os dias, etc e empurrando tudo. E ela pode estar com depressão, mas só alguém mais próximo para saber mesmo.

Quem pode trabalhar isso e ajudá-la a melhorar seria um especialista nesse tipo de coisa - psicólogo - terapeuta. Ela chegou a ir em algum depois que a mãe morreu? Talvez ela possa voltar nele/nela (se tiver gostado dessa pessoa e confiar nela). Ir na terapia não quer dizer que a pessoa tem problemas seríssimos nem nada, pelo contrário, quer dizer que ela quer melhorar e evoluir e se conhecer melhor - conhecer a si mesmo. Não precisa ter um problema sério para fazer terapia, ela é uma forma de auto-conhecimento e de suavizar o estresse e tb de lidar com dúvidas e decisões. E às vezes, nem precisa fazer muito tempo e mesmo uma conversa já pode ajudar bastante.

Mas é claro que não é todo mundo que pode ir na terapia ou tem paciência para isso. Então, as vezes alguém na escola pode ajudar - o psicólogo da escola quem sabe? Ou alguém com experiência e paciência. O importante é ela conversar com alguém sobre o que está sentindo, pode tb ser uma tia, uma prima, uma amiga... Mas não quer dizer que ela vai aceitar essa ajuda correndo, pode ficar até com raiva no início, achando que estão se metendo na vida dela. Por isso é preciso muito tato, cuidado, paciência e carinho.

Ela está com baixa estima, isso de falar que é feia e não se arrumar nem nada. Ela deve disser que é feia há tanto tempo, que acredita nisso. Acha que não precisa estudar, porque todo mundo vai morrer mesmo (não fala isso p ela, e as coisas tb não são assim, mas quando se está chateada, pensa-se em todo tipo de coisa), e assim por diante. Precisa de ajuda para sair deste estado de espírito. Um terapeuta pode ajudar. E as amigas tb! Pode continuar tentando conversar com ela, mas dê tempo ao tempo. Nem sempre ela vai concordar ou querer te escutar, então se achar que ela está aborrecida, não leve para o lado pessoal, não é com vc, é com tudo. Cada pessoa lida com seus sentimentos de um jeito...

Bom, na verdade não sei se ela está tão para baixo assim, mas é o que me pareceu pelo que escreveu.

Sobre o menino, ela pode estar fantasiando desde pequena e sair dessa fantasia é muito difícil. Ele tb deve lembrar de uma época em que tudo estava bem com ela e a mãe era viva. Mas conseguir ficar com ele, não quer dizer que todos os problemas vão sumir e ela ficará feliz novamente. Ficar feliz de novo é um processo e independe do menino ficar com ela ou não.

Bom, se ele gostasse dela, ela até poderia paquerá-lo, né?! Bom, ela precisa de amigos agora.
Quem sabe não tem outros garotos para conhecer melhor? Fazer uns passeios, assim terá desculpa para se arrumar um pouquinho e sair de casa, trocar de ares. Quem sabe praticar um esporte, nem que seja jogar bola para cima... Tentar sorrir mais. Se tiver mais amigas, tentem combinar de passear e chamar os meninos tb. Ou fazer um encontro de meninas para inventar maquiagens e penteados ou assistir filmes de comédias, contar caso...

se quiser conversar mais sobre isto pode escrever de novo, não parece ser um caso simples, mas quem sabe, pode ser tb.... :-) e estou a disposição no que puder ajudar.

bjs
Cacau
XXX

Um comentário:

  1. Cacau, ela ate a quis ir a um pisquiatra (ér assim que se escreve?:b), mas o pai dela, naum deixa de jeito nenhum, ele tb ja ta com uma namorada nova (e teve um filho com ela) e a minha amiga, naum gosta nem um pouco dela (nadica).Cacau, eu tb vou ao pisquiatra (denovo naum sei como escreve xD),longa historia, por isso eu sei como ér.E esse garoto que ela gosta, nunca olhou pra ela, eu ja dise pra ela parti pra outra,ou melhor, outro, mas ela nem quer saber, e depois que eu cheguei na escola (cheguei esse ano) a gente virou muito amiga (d+), mas BRIGAVAMOS muito (passado), depois de muito blá, ela começou a se cuidar um pouquinho mais, pq ela viu que a gente se cuidava, ela tb viu que os garotos davam bola pra gente, e pra ela naum (NENHUM), tb quis ter menino (claro), começou com o cabelo, mas ela ta engordando cada vez mais, e nem come muito, nessas ferias ela engordou uns 5 quilos, ou mais. Cacau, eu to muito preocupada com a minha amiga, eu ja esgotei minhas cartas!
    bjos,
    Miriam

    ResponderExcluir