sábado, 30 de janeiro de 2010

Dadiane - fuçam minhas coisas todas!


Oi Cacau...meus pais e meus irmãos ficam na minha cola por meus amigos, eles acham que eu ja to namorando, e qualquer comentário nas fotos do orkut, depoimento, eles ja brigam comigo, eu sou até BV ainda, não to gostando de ninguém, mas eles vivem fuçando as nossas coisas de adolescentes... me ajuda amiga, oq eu faço?? Dadiane,,, 13 anos

Oi Dadiane

eu nunca entendi muito bem pais que fuçam coisas dos filhos. Meus pais nunca fuçaram minhas coisas, nem as do meu irmão.
Acho que é uma questão de confiança.
Ou, no seu caso, pode ser até de preocupação, como vc disse, por causa dos seus amigos... Eles tem algum motivo, um motivo qualquer para desgostar assim dos seus amigos?

Ou vai ver, é só porque são garotos? Garotos andando com a filha deles... :-)

Alguns pais se preocupam excessivamente, e em vez de conversar com os filhos sobre o que os preocupa, fazem coisas assim. Talvez devesse perguntar o que os preocupa tanto, perguntar numa boa, quando estiverem tranquilos e todos de bom humor, porque sair brigando não adianta nada e todo mundo fica nervoso. E seus irmãos então, não deveriam nem pensar em mexer nas suas coisas. Fale sobre isso com seus pais tb.

Um conselho é não deixar nada espalhado, e nem sobre a cômoda, cama, prateleira, etc. Deixe o seu quarto sempre arrumado, ou com as coisas bem guardadas. Assim, se eles quiserem fuçar mesmo, terão que abrir os armários e as gavetas. Se quiser levar isso com mais bom humor ainda, pode brincar com eles, sabe?!
É claro que toda brincadeira tem limite, e cuidado para não exagerar, hehehe.
Pode colocar adesivos coloridos, fortes, lacrando as gavetas. Se forem abrir, terão que mexer neles, e se colocá-los bem colados, vai dar para saber que alguém mexeu. Eles ficarão muito curiosos (cuidado para não acharem ruim a cola dos adesivos nos móveis... mas só saberão se forem fuça dentro do armário). Aí, coloca um monte de papel velho na gaveta, ou umas bobagens. Ou umas calcinhas (quem sabe umas velhas mesmo), para ver se ficam no mínimo, sem graça. Ou um diário falso, com um monte de bobagem escrita...

James Bond tem um sistema que coloca fios de cabelo para saber se alguém mexeu no quarto, tipo, na porta dos armários, mas vc já sabe que eles estão mexendo mesmo, então...

pode colocar bilhetinhos, tipo "o que esperam encontrar?", "ou está quente", "está frio", ou mais sérios mesmo, "eu não mexo no armário dos outros, por que está mexendo no meu e violando a minha confiança?" Afinal, o que eles acham que irão encontrar? Devem confiar mais no que te ensinaram, né?!

Sobre orkut, eles são pais bem presentes. Estão com medo de vc se expor demais, mesmo que de maneira inocente. E seus irmãos estão protetores demais, assim a gente cansa mesmo desse tipo de coisa. Qual é o problema de vc fazer alguns comentários nas fotos? Desde que não diga quem é, onde mora, telefone, etc, nenhum tarado vai te perseguir, né? E nenhuma foto com uniforme da escola e coisas assim. Ou, se te perseguir, não pode chegar perto de vc, só se ele for um tremendo hacker. De um modo geral, é sempre bom se preservar, na vida real e na vida virtual, pois todo tipo de gente pode acessar seu orkut e suas fotos e seus textos. E podem inclusive, pegar suas fotos e postar em outros sites com comentários de outras pessoas e de vários tipos.
Converse com seus pais e diga que vc é responsável, que sabe como são as coisas na internet ou que está procurando aprender mais sobre isso e que não colocaria informações pessoais na rede e que jamais, jamais conversaria com estranhos online ou passaria informações pessoais para gente que conheceu online (chat, msn, orkut, etc).

Quanto ao ciúme deles dos garotos, toda menina tem amigos e amigas! Temos que andar com garotos tb! Se não, quem vc vai conhecer, paquerar, beijar, etc? Afinal, se vc é BV, porque eles estão tão preocupados tb? Eles estão exagerando um pouquinho... O grupo é muito importante para o adolescente! Temos que ter relacionamentos, fazer parte do convívio social. Eles teriam muitos motivos para ficar preocupados se vc não tivesse amigos e estivesse isolada do grupo... É muito ruim não ter amigos e tem mais, vc precisa conviver com gente da sua idade, ou de idades próximas. A família é importante, mas é com os amigos que iremos conviver muito, paquerar, conhecer gente, sair, procurar amizades duradouras e verdadeiras. Quantos amigos cresceram e se tornaram sócios de negócios, de clínicas, cursaram juntos a faculdade, se mudaram, dividiram apartamento, foram padrinhos e madrinhas de casamento uns dos outros, deram conselhos valiosos, consolaram, e até mesmo doaram sangue, deram apoio as famílas uns dos outros em horas difíceis, em momentos de doença e de perdas e muito mais.

Tem pais que morrem de ciúmes da filha, principalmente em relação a namoro. Tem o pai de uma menina que disse que quando ela contou que estava namorando, foi como se uma faca entrasse no peito dele (o exagerado!). E vc nem está fazendo nada com que eles possam se preocupar.

Então, procure saber se eles tem algum motivo real e racional para desgostarem dos seus amigos e veja se eles tem razão ou não. Às vezes, achamos que nossos amigos são legais e depois, percebemos que não são amigos de verdade. É importante ter amigos em quem se possa confiar, que não te coloque em problemas nem nada e que sejam gente boa :-)

Se achar que seus amigos são assim mesmo, combine com seus pais e convide a sua turma para ir na sua casa. Assim, quem sabe, se seus pais os conhecerem melhor, talvez vejam que não há tanto motivo para se preocuparem. E torça para que eles os achem mesmo legais e parem com a implicâncias. Um bom jeito é levar só um ou outro amigo para ir levando a coisa devagar e procurar sentir o que eles estão pensando da sua turma... e menos gente é mais fácil de lidar tb! e de preparar um lanchinho para eles ;-)

Agora, tem pai e mãe que implicam à toa, mesmo e de graça! Se depois de tudo isso, eles continuarem implicando, o jeito é vc não ligar tanto e levar as coisas com mais humor, senão vai ficar muito chateada depois de um tempo. E se piorar, converse com alguém na escola que possa bater um papo com seus pais e falar que vc é uma garota responsável (mas se for para falar isso, seja responsável). E tenha uma amiga para onde possa ir de vez em quando passar a noite e espairecer a cabeça :-)

boa sorte!

bjs
Cacau
XXX

Nenhum comentário:

Postar um comentário