quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Ser BV e estar acima do peso e algumas ideias p perda de peso - caso da AB


Cacau, EU PRECISO DE AJUDA! sim, isso não é um pedido, é um apelo, por favor me ajude. Minha história: Bem, eu tenho muitas amigas e todas elas já perderam o BV e o BVL e ficam me pressionando a perder os dois, e não sei se devo seguir a minha natureza ou escutar o que elas dizem.

eu acho que deve ficar na sua e só fazer isso quando tiver vontade. É muito chato tb as pessoas ficarem te pressionando para fazer uma coisa que não está com vontade ou ficarem te aborrecendo porque é ou não é BV ou BVL. Quando vc encontrar um cara legal e tiver vontade, nem vai ficar pensando nisso, simplesmente vai acontecer naturalmente. Então, não equenta a cabeça, faça o que achar melhor para vc.
E se o pessoal continuar te enchendo, muda de assunto, não rende essa conversa com elas...

Bem, eu tembém preciso de outra mega-ajuda, tipo, eu sou meio gorda e os outros ficam zuando da minha cara porque eu sou assim, eu ando de bicicleta todos os dias, tenho uma alimentação saudável e só como besteiras de vez em quando, mas mesmo assim continuo inchada, tenho vergonha de ir ao clube, e não uso mas roupa colada. Por favor, me ajude. Beijo da AB! xoxo

Bom, sobre estar acima do peso até que eu sei algumas coisas. :-D

Não é legal ficarem te enchendo por causa do peso, isso é uma grande maldade.
Tem gente que não tem mesmo mais o que fazer da vida e vai aborrecer os outros. E mesmo que a gente pense "a isso não vai me atingir", acaba que atinge sim, e a gente fica muito chateada. E é difícil mesmo superar isso e conseguir deixar de lado essa zoação.

É a gente fica com muitas neuras. Às vezes, nem está tão inchada assim, mas na cabeça achamos que estamos. Não fique assim, ânimo. Existem muitas coisas que podem explicar porque não perde peso e se está acima ou não do peso.
outra coisa, somos bombardeadas todo dia com imagens, que a televisão e as revistas (mídia em geral) afirmam serem as imagens ideais de beleza. Mas essas imagens estão sempre mudando, e cada dia as modelos estão mais magras, mais do que seria saudável. E é muito ruim ficarmos nos comparando com essas imagens, pois ninguém é igual. E algumas marcas de roupas só fazem roupas mínimas, o que dá a impressão de que só modelos podem usar essa ou aquela marca, ou o tipo de corte é para os magérrimos.

Então, mesmo se estiver acima do peso, levante a cabeça e bola para frente. Mantenha a auto-estima, é o mais importante para vc. e se quer emagrecer, siga em frente com a ideia.

Emagrecer e manter o peso ideal é uma questão de mudança de hábitos e reeducação alimentar e saúde. E ter em mente que manterá os novos hábitos alimentares para o resto da vida.

A primeira coisa que precisa fazer é fazer um teste de IMC - Índice de Massa Corporal É a informação mais importante que precisa ter.

É só digitar no Google "IMC", que aparece um monte de sites que fazem o cálculo, de qualquer forma, segue um deles:
http://como-emagrecer.com/calculo-de-imc.html
ou tb:
http://www.copacabanarunners.net/imc.html
lá ele informa o peso ideal tb.

Se quiser, pode fazer vc mesma o cálculo:

A fórmula para calcular o Índice de Massa Corporal é:
IMC = peso / (altura)2

segue abaixo a tabela de IMC (a tabela é do primeiro site que falei)
tabela IMC
Cálculo IMCSituação
Abaixo de 18,5Você está abaixo do peso ideal
Entre 18,5 e 24,9 você está em seu peso normal!
Entre 25,0 e 29,9 Você está acima de seu peso (sobrepeso)
Entre 30,0 e 34,9 Obesidade grau I





Com esse resultado é que vai saber se está muito acima do peso ou não, e qual seria o seu peso ideal dentro de uma margem.

Muito bem, Agora, com essa informação, vc vai saber se precisa mesmo perder peso ou não e se é muita coisa p perder ou não e uma estimativa de qual seria seu peso ideal.

Quanto a ter uma alimentação saudável, isso não quer dizer que seja uma alimentação de baixa caloria. Se tiver muita batata, muito pão, massas - macarrão, lazanha - ou seja, carboidratos, arroz, feijão, abóboras, etc, vc não perde peso, pelo contrário ou só mantém ou adquire peso.

Uma alimentação de baixa caloria seria uma dieta com muitas verduras - legume e folhagens, frutas (quantidade moderada, sem exageros), com pouquíssimo carboidrato, muita fibra e proteína e sem açúcares e pouquíssima gordura - lembrando que manteiga é gordura, chocolate, sorvete e alguns biscoitos possuem muita, mas muita gordura, queijos amarelos tb, e muitos tipos de molho. E leite tem que ser desnatado.

Sucos! esses tb são uma armadilha. A pessoa pensa, é um alimento saudável, sim, ele é saudável, mas possui muitas calorias. um copo pode ter de 100 a 200 calorias, que é muita para quem estiver de dieta.

Bom, vamos lá.
Vc pode tentar, se tiver mesmo muita, mas muita paciência, fazer vigilantes do peso.
Ou pode procurar, se for do seu interesse, uma nutricionista (ou um nutricionista), que montaria uma dieta especialmente p vc e te acompanharia durante esse processo, podendo explicar o por que de estar ou não perdendo peso.

Tem tb muitos sites na internet com informações diversas e dicas de regime :-)

Quanto a perda de peso ou sobrepeso, pode ter (não quer dizer que tenha), mas dependo da situação, um problema hormonal ou glandular. Mas em geral, na maior parte dos casos, e só a alimentação mesmo. Mas se quiser, vale procurar um médico (endocrinologista) para ver seu caso.

Como vc está na adolescência, e está em desenvolvimento não adianta querer fazer uma dieta de fome, ela precisa ser balanceada.
Uma dica é ler e prestar sempre atenção aos rótulos das embalagens e ver quanto que tem de gordura e de calorias. E se tiver muito sódio tb, não é um alimento saudável - caso dos refrigerantes diets e lights, chips, etc.

Precisa combinar uma dieta balanceada de baixa caloria com exercício físico aeróbico.
e agora vem mais, o treino físico.
vc disse que anda de bicicleta, mas às vezes, o que anda ainda não é significativo para ajudar na perda de peso. Precisa descobrir qual seria a intensidade, tempo gasto e distância percorrida que ajudaria a perder peso e chegar lá aos poucos. Não adianta querer correr uma maratona da noite p dia.
O corpo precisa criar condicionamento físico aos poucos primeiro.

Exercícios aeróbicos são exercícios como pular corda (que pode ser muito divertido- olhe no youtube, procure o termo em inglês que haverá vários vídeos - "jumping rope" e tem o filme "Jump!"), tipos de ginástica aeróbica, spinning (que pode tentar já que gosta de bicileta, mas cuidado com os joelhos, ele é muito indicado p emagrecer!), corrida, artes marciais, futebol (fica correndo mesmo), etc.
Natação só ajuda se nadar muito, mas muito mesmo... no mais, só ajuda a manter o peso.



E inspire-se com a prática esportiva. Procure se divertir e se distrair com ela, não encare isso como uma tarefa chata senão acaba deixando de lado. Procure um esporte que goste e vai em frente, mas sem exageros. E alongue-se!
Chame uma amiga p te acompanhar!

E tenha em mente que não vai perder peso de um dia p o outro. É um processo que pode levar até um ano ou um ano e meio e dependendo do caso, mais. Mas é um processo saudável e a longo prazo. Emagrecer de uma vez faz mal e pode indicar outras coisas tb.

E um aviso muito importante para todo mundo!

Imenso cuidado com remédios para emagrecer. Mesmo se for um médico que passe a receita! Principalmente estes! Muita gente, médicos e outros, prescrevem remédios para emagrecer - tb chamados de mata rato. Eles são manipulados e vem em vidros separados. São nada mais nada menos do que uma combinação de anfetamina com laxantes e calmantes. São verdadeiras bombas no organismo que fazem imenso mal e podem prejudicar muito. Anfetamina é um tipo de droga e forte tb e o melhor é evitar.

boa sorte!

bjs
Cacau
XXX

3 comentários:

  1. Estou lendo o livro sobre seu blog... sou bem ecletica..rsrs...
    Tive coriosidade e estou aquiiii

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Cacau,preciso da sua ajuda, eu disse recentemente que estava odiando o fato de eu ser BV, mas agora isso naum ér problema, eu fikei com um menino muito gatinhooo, agora tem um menino na minha sala, que gosta de mim, ele ja falou isso, e o garoto que eu fikei, vejo ele poucas vezes, e esse menino que gosta de mim, quer fikar comigo, eu naum sei se fiko ou naum fiko! VC PODE ME AJUDAR??

    ResponderExcluir
  3. Cacau, vc salvou minha vida!!!
    Obrigada pelas dicas!
    Agora siim eu vo imagrecer!!
    Sou meio cheinha....
    E sou BV também, outro problema! Obrigada!!

    Dú Azevedo

    ResponderExcluir