segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Pinkgirl - quero poder andar na rua sozinha


Cacau, to com um problemão, meus pais acham que eu sou nova demais pr sair, pr qualquer lugar, NEM NA PADARIA EM FRENTE DE CASA EU POSSO IR.A maioria das minhas amigas, saem pra qualquer lugar, e eu naum posso ir pra lugar nenhum, ta certo que eu trnho 12 anos, mas nem na padaria da esquina eu posso ir, e eles naum mudam de ideia, ate procurei ajuda profissional, mas eu so pedia pra ela conversa com eles, e ela tentava, mas eles naum ligavam. Eu to muito cansada de ficar trancada em casaPRECISO DE AJUDA URGENTE!!!!

Oi Pinkgirl

olha, essas coisas são sempre muito complicadas.
lugar onde vc mora pode influenciar tb.
Se for por exemplo, em uma cidade do interior mais tranquila, é mais fácil vc poder sair.
Se é uma cidade grande, com muitos assaltos e violência, aí é bem complicado mesmo.
E mesmo em pequenas cidades do interior, aconteceram coisas terríveis.
Vc ficar chateada com seus pais não adianta, vc se estressa e os estressa tb.
Faça assim; tente ver o lado deles, que aí vc não ficará tão chateada e tão cansada.

Primeiro que os pais nem sempre percebem que os filhos cresceram um pouco para poder deixá-los mais livres. Precisam ter confiança em vc de que agirá de forma correta em relação ao que eles te orientarem. Então, ao invés de perder a paciência, vc precisa tentar agir com segurança e demonstrar que está crescendo e que pode agir com responsabilidade. Talvez eles te liberam um pouco se vc andar com uma amiga ou mais alguém, não ficar sozinha na rua. S a padaria e em frent de cas, pode combinar que va la comprar ão para todos e seu pai ou sua mãe te vigiam da janela, se isso os deixa mais sossegados, e vc vai e volta.Aos poucos, eles vão se acostumando com vc sair para ir lá. ssas coisas são aos poucos, mas é um passo importante. e não for agora, será em breve que acabarão por te soltar mais mesmo que seja para i na padaria em frente de casa.

Mas entenda lado deles, devem ficar doentes de preocupação se alguma coisa te acontecer. Vi um documentário uma vez sobre Tijuana (México), que depois dele vc nem sai de casa. O tráfico de orgãos lá é uma coisa horrorosa e eles pegam muitas crianças. E tem esse tipo de tráfico no Brasil tb. E aqui, pegam crianças até para fazer macumba, a gente tem que tomar muito cuidado mesmo. Sempre sai no jornal coisas desse tipo, é muito triste.

Infelizmente, o nosso mundo e digo mundo mesmo - porque a violência não é só no Brasil, é em muitos lugares inclusive países muito desenvolvidos - está extremamente violento. Em termos de história da humanidade, estamos vivendo um período bastante violento - lógico que houve outros períodos de muita violência tb. E as notícias que os jornais trazem de crimes são muito ruins. Por isso seus pais se preocupam e querem te proteger ao máximo. Não é encheção de saco, é preocupação e medo tb. Eles estão com medo, muita gente está com medo. Se pessoas adultas, cuidadosas, são sequestradas, roubadas, imagine as crianças...

Mas eles não podem te segurar para sempre. vc pode mostrar que sabe se cuidar, que pode ser responsável e que saberá o que fazer em alguma situações. Não conversar com estranhos é uma delas. Evite chamar a atenção das pessoas, evite andar com coisas que sejam ou pareçam caras - tênis, brincos, relógios, roupas chamativas, mochilas e bolsas - se for usar bolsa, use-a atravessada e não de um lado só, assim, fica dificil alguém passar correndo e puxá-la. Se for usar mesmo bolsa ou mochila, leve o mínimo necessário dentro. Não saia com documentos, se quiser tire uma cópia do seu documento, ou ande com a identidade do colégio ou invés de documento original. Se te roubarem, não levam o documento original. Ande com pouco dinheiro pelo mesmo motivo.

Algumas dicas de segurança. pode até parecer paranóia, mas é sempre bom previnir.

Aprenda a prestar atenção em tudo. As pessoas que estão na rua, dentro da loja onde vai. quem está parado nas esquinas ou encostado à toa. E olhe para trás quando estiver andando para ver se tem gente vindo atrás de vc. Isso já me salvou muitas vezes.

A melhor dica de segurança é a prevenção, então aprenda a prestar atenção em tudo a sua volta.

uma vez eu percebi um homem que começou a seguir a mim e ao meu irmão. Ele estava descendo a rua e nos viu subindo de bicicleta e mudou de ideia e começou a subir atrás de nós. Quando vi isso, pelo sim pelo não, quando passamos em frente a portaria de um clube/academia, chamei meu irmão e só disse assim: "Chegamos!" E entrei! e o porteiro do clube percebeu que tinha algo e ficamos eu e meu irmão dentro da portaria eu contei para eles do tal cara. Aí o cara passou, olhou feio para nós e continuou subindo. Depois, nós voltamos a subir e o cara tinha esperado mais para cima e começou a gritar conosco, que queria as bicicletas e nós então, descemos correndo. Nós estávamos de bicicleta e fugimos rápido.

Já aconteceu até de um carro uma vez seguir eu e minha mãe, que estávamos no carro dela voltando para casa. Nós percebemos e mudamos nosso trajeto algumas vezes e ele vinha direitinho atrás de nós. Aí, mamãe começou a correr mais e ele tb, colando na gente. Aí, ela correu mesmo! e sumimos da frente dele.

Onde tiver furgões, combis ou carros tipo fiorino com vidros escuros (ou claros mesmo), atravesse a rua evite passar do lado. Muitos sequestradores utiliza esse tipo de carro, vc passa do lado e eles só te puxam para dentro. Melhor ser mais preocupada e neurada, do que deixar algo acontecer com a gente.
se alguém te chamar de um carro fingindo precisar de ajuda com seja o que for - paralítico, idoso, gente com compras, e até gente passando mal, não vá. Pode ser golpe, inclusive de gente sentada do lado do passageiro do carro. afaste-se e diga que chamará um segurança para ajudar a pessoa e vá rápido, afaste-se mesmo e procure o segurança (vai que a pessoa precisa mesmo de ajuda), mas se for golpe a esoa se manda rapidinho quando chamam o segurança.

Em shoppings então - não confie em ninguém. Não acredite se alguém chegar e falar que seu pai ou sua mãe pediram para te buscar que aconteceu algo (trágico ou banal e vale para a escola tb! se forem te buscar na escola assim gente que vc nunca viu ou mesmo se tiver visto, ligue para casa), chame o segurança nesses casos e fique longe da pessoa que te abordar. Não vá se esconder em banheiros por exemplo, não ande em estacionamentos de shoppings ou de lojas que podem ser muito vazios, se achar que tem gente te incomodando, fique perto de mais pessoas.

O mais importante é que nunca converse com estranhos. É claro que a gente fala e tudo, mas só isso, vc não rende a conversa nemnada, não chama a atenção. Às vezes, até os adultos esquecem disso e acabam confiando em pessoas que nunca viram e em geral isso acaba mal.

Escutei o caso de uma menina que esperava a mãe dela em frente ao shopping. Aí, chegou um cara todo arrumado, de carro, roupa social e disse que mãe dela tinha pedido para ele ir buscá-la. Aí, ela só falou para ele esperar que ela ia falar com segurança e o cara se mandou. Quando ela voltou com o seguranca, ele já tinha ido. Não confie nas pessoas e siga sempre o bom senso.

Pode até combinar com seus pais algumas coisas. Se um dia acontecer qualquer coisa, quem iria te buscar? Se alguém for na escola, quem seria? Dependendo das relações familiares, não dá nem para confiar em alguns parentes, pois alguns podem ser doentes, ter problemas, etc. Uma vez minha mãe me chamou e disse que se acontecesse alguma coisa, apenas meu tio ou meu avô me buscariam na escola, mais ninguém. nem minha avó, ela era doente e mamãe sempre disse que ela nunca poderia nos buscar ou levar em nenhum lugar.

Nunca diga onde mora, onde está indo, onde estuda, com quantas pessoas mora, vc não fala nada e se alguém perguntar qualquer coisa, vc não sabe nada. E não demonstre que está sozinha, se achar que tem gente te olhando, vai para perto de onde estão mais pessoas. Dê a entender que não está sozinha, e ficando perto de mais gente (gente qe pareça normal) não tem como saber.

Vou parar a minha lista, acho que falei as coisas mais importantes já, senão daqui à pouco começo a falar o que aconteceu com um garotinho que saiu para ir no mercado comprar uma coisa que mãe pediu em Tijuana. Outra dica, não vá em Tijuana, eu não vou :-P

O caminho para resolver isso com seus pais é sempre a conversa e a confiança. Não é só eles confiarem em vc, mas perceberam que vc será cuidadosa, mas mesmo assim, ainda vão ter medo e preocupação de alguma coisa acontecer. Converse com eles sobre segurança e do que eles têm medo, assim, vai entender melhor o lado deles e eles poderão ver que vc já entende que não pode confiar nas pessoas e que será cuidadosa. mas converse com calma, paciência, sem brigar nem nada, apenas para entender melhor a situação e eles poderem ver que vc cresceu e que já sabe falar sobre isso e que entende que coisas ruins acontecem e que todos nós precisamos tomar muito cuidado.

É possível que mesmo assim eles ainda não topem te deixar ir na padaria ou na esquina, mas é o começo de uma conversa séria e responsável sobre isso. Tudo é uma questão de tempo. Se não deixarem agora, quem sabe daqui alguns meses?

Combine então, deles te levarem, assim vc sai de casa um pouco:-)

e muita gente de 12 anos tb não anda sozinha, não é só vc. muita gente de 15 anos não anda sozinha tb, então vc pode relaxar. tem gente que combina até onde podem ir -1 quarteirão, andar só na frente de casa, ir só até a esquina... Isso se resolve aos poucos mesmo e com tempo e paciência.

boa sorte e qualquer dúvida pode escrever

bjs
Cacau
XXX

16 comentários:

  1. Cacau,
    Vc n me respondeu, vou mandar de novo.

    Cacau,
    Eu sou apx por um menino da minha sala, ele até sabe q eu gosto dele pq deixei a melhor amiga dele contar,e ele me bloqueou no msn e me ignorou no orkut e n sei o q faço. As aulas estão chegando e n sei se tenho coragem de olhar p. a cara dele dpois de ele saber q gosto dele. O q devo fazer?

    ResponderExcluir
  2. Cacau, segue o meu blog:

    novidadesparameninasantenadas.blogspot.com

    Por favor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. cacau,

    eu li seu livro e adorei!!!Parabens.

    eu sepre fui gordinha e sofri muito preconceito,na minha escola eu era chamada de valentona so poter muita foça.Eu so engordei de angustia e anciedade.Este ano vou para outra escola,sera que vou sofrer muito preconceito?Me ajuda?

    bjos

    um abraço

    sou sua fã

    ResponderExcluir
  4. OI, cacau! ameei o seu blog, fiz um blog, queria que você desse uma passandinha, se gostar segue *-*

    http://blogdaana1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. caaaacau , [aaa] eu sou gamada no seu blog , amo as dicas q vs dá e tudo , *-* criei o meu blog hoje e tou te seguindo. 3beijinhos :*

    ResponderExcluir
  6. Oi Cacau, eu só estou de passagem pra avizar q o blog da fran agora mudou para POP TEEN: http://popteen1.blogspot.com/

    ah, faz uma visitinha pro blog da minha miguis anna: http://anna-vidarock.blogspot.com/

    Bjxx,
    Frããn

    ResponderExcluir
  7. Hey Cacau tem selo novo no blog queria que vc fosse la ver!!

    bjs

    ResponderExcluir
  8. oi cacaau :D
    preciso de ajuda !
    olha, é que eu antigamente gostava de um garoto, eu GOSTAVA, e ele nao gostava de mim, aí eu fiquei tanto tempo assim, que desencanei dele !
    mas agora voltou as aulas e ele ta na mesma turma que eu, e ta sentado do meu lado ! ontem foi meu primeiro dia de aula, e podia escolher onde ia sentar, eu sentei primeiro e ele sentou do meu lado depois, e sabe, eu acho que ainda tenho uma certa 'quedinha' por ele, mas nao como antes, e assim, as vezes eu olho pra ele, e ele ri, e eu tbm, aí a gente se falou um pouco, pq era o primeiro dia, ele ta sendo mais legal comigo, e agora eu vi que ele me ajudou hoje na colheita feliz do orkut(eu sei que parece besteira e criançisse, mas ninguem nunca me ajudou, e tipo achei uma honra), e e nao havia falado com ele durante as ferias(pq tava resolvendo esquecer), e pelo que eu sabia ele tava namorando uma garota, ela tbm estuda na msm escola que a gente, mas eles nem se falaram !
    cacau, será que ele gosta de mim agora ?
    como eu disse ainda tenho uma quedinha por ele, e sabe, eu gostaria se ele gostasse de mim, ou tivesse uma quedinha tbm .
    me ajuda cacau, será que ele gosta ?
    bjs, anonima (:

    ResponderExcluir
  9. oi tenho 16 anos e meus pais não deixa eu ir nem na esquina só
    o q faço

    ResponderExcluir
  10. Oi Cacau!!!!

    Tem um menino na minha sala e a gente é meeeeeeio amigo e eu quero saber se ele gosta de mim, como eu faço?

    Bjsssss

    ResponderExcluir
  11. Ccau como vc conseguio publicar uma livro?olha eu li seu livro e fiquei tão visiada q acabei de ler em 5 horas!!mas se poder vá neste site e me add:
    www.stardoll.com.br
    lá vc pode criar uma boneca,ir fazer comprars no shopping,add 3 amigas epeciais e muitas outras amigas em comum,ter sua propia suite,inventar roupas,ter animais de estimaçao!!!
    olha o meu nome por lé é:mis_hanamontana
    e alias o site é de jente famosa que joga!!
    tipo:lady gaga,britney spears,justin biber,e ate a miley cyrus jogaa!!nossa vc pode add elas lá e visitar o quarto delas e claro se vc quizer pode deixar uma mensagem no livro de visitas delas ai talvez ela responde!!!



    Muito obrigado anteciosamente:Jéssica Luiza Fiorin Rio!!
    só uma coisinha a mais por favor eu te emploro misericórdia
    quando fizer um novo livro pf escreva uma historia que vc me conheceu ai ajente virou super amigas pq eu adoraria ser sua melhor amiga !!puxa nunca pensei que conseguiria escrever no blog da menina q criou um dos melhores livros q eu já li!!
    bjssssssssss

    ResponderExcluir
  12. Cacau meus pais não deixam eu sair nem para ir ao shopping sozinha,de vez em quando eu vou em algum canto sozinha,e outra o menino que eu gosto ta meio que sem ligar para mim porque ele descobriu que eu gosto dele e que eu ja segui ele,ate a casa dele(claro que fugindo dos meus pais)ai não sei oq eu faço S: me ajuda porfavor,beijoos :*

    ResponderExcluir
  13. Cacau eu tenho um problema,porque assim eu não me acho bonita e nem as pessoas da minha sala acham,mas tipo fora a isso eu sou modelo propaganda e os meninos sem ser da minha sala me acham linda,só que eu não consigo de forma alguma me ver linda,isso me deixa muito mal,não sei oq fazer, S:

    ResponderExcluir
  14. cacau me ajudar, eu tenho 12 anos e fiquei com um menino de 19 e meus pais descobriram ai eu disse a o menino, so que meu pai no disse nada ,mas axo que o menino ficou com medo e naum fala mas comigo direito oq faço em :'( orrrr me ajuda
    e pareçe que tou apaixonada por esse menino

    ResponderExcluir
  15. tenho certesa que seus pais estaõ com plena rasaõ porque na rua nao e como voce esta dentro de sua casa protegida tem muita violençia entaõ obedesa os seus pais porque voce e uma criança ainda ta bom se cuida menina e estuda bastenti enerson camargo rs rio grande do sul

    ResponderExcluir
  16. oi cacau ve se liga e para com estes pensamentos e vai estudar menina ve se crece pra depois pensar em sair so ta bom se liga garota e juiso enerson camargo

    ResponderExcluir