quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Mudança de colégio

a foto é de uniformes antigos de colégio! Imagina, usar tudo isso!


Oi gente!

puxa, essa semana foi a maior correria, por isso demorei para postar!

Aqui está a maior confusão, meus pais vão viajar para o carnaval, minha mãe tem que cuidar da minha avó, eu tenho um dever para entregar (enorme, mas quase acabando), e Mimi, minha gatinha está fazendo greve de fome se não coloco ração de gato sabor frutos do mar.
E meu irmão está bem, só sendo ele mesmo, como sempre. Consegui comprar e comer um chocolate sem que ele farejasse, milagre. Mas ontem tomamos sorvete, então não é que eu esteja escondendo doces por aqui :-)

Bom, vi essa carta e ela me lembrou de quando eu mudei de colégio!


Cacau, HELPP!! Antes eu estudava em um colegio pekeno desde ke eu era bem pikininha e td mundo me conhecia, e agora, eu me mudei prum colegio ENORRRME e ninguem me conhece e ninguem fala comigo, e, por + que eu tente, eu NAUM consigo me enturmar!! Me ajuda!Me da umas dicas!PLIZZ!Eu choro mto toda hora pq naum conheco ninguem e ninguem gosta de mim na escola!!ME AJUDAA!! Katie.

Mudar de colégio é sempre uma experiência marcante, mas é uma experiência, precisa ver o lado bom e se concentrar nele, e deixar o lado ruim de lado. esquecer o lado ruim. Se vc ficar pensando no lado ruim, esse pensamento te contamina, gruda na sua cabeça e te coloca para baixo. E nossa mente é uma coisa incrível, quanto mais tenta pensar "não vou pensar mais nisso, mais vc pensa" então, apenas, quando perceber que está pensando nas coisas ruins, apenas deixe esse pensamento ir embora. é difícil...

Bom, eu mudei de colégio! Mas eu estava em uma grande, enorme e fui para um menor. Em um colégio menor, as pessoas são mais atenciosas, todos se conhecem, e conhecem até mesmo a família, irmãos, irmãs, etc. É uma comunidade. E todo mundo te conhece! sabem seu nome, quem vc é, e às vezes, até do que gosta (matéria, esporte, livros, etc).

E mamãe coitada! Meu avô a colocou em um colégio de freiras, internato! mamãe tem más lembranças até hj. Alguma coisa ela aproveitou, mas na verdade, nunca gostou do colégio, imagine, ficava longe de todo mundo da família e só ia para casa uma ou duas vezes por ano! Não quero nem pensar em uma coisa dessas, meu avô achava que era o melhor colégio e sobrou para minha mãe...

Porém, em um colégio maior, e existem muitos, a relação entre as pessoas é muito distante e muito fria. Os diretores, coordenadores, professores, etc, encaram isso como um trabalho mesmo e pronto. E os alunos também acabam indo por aí, formam seus grupinhos e se fecham neles mesmo e ir para a escola é só mais um dia depois do outro.

As pessoas não se conhecem e não fazem questão de se conhecer, pelo menos, a maioria. Infelizmente, hoje em dia as pessoas estão pouco amigáveis. Olha só o meu prédio mesmo. Eu posso estar chegando perto do elevador, a tipo, 20 metros e quem está esperando, abre a porta e vai embora! Mesmo me vendo chegar e sabendo que vou subir de elevador tb! Por que mais eu iria naquela direção?! Quantas vezes cheguei em casa revoltada por causa disso??

As pessoas precisam ser mais amigas umas das outras!
Bom, as coisas acabam indo por esse lado mesmo. Em um colégio grande vc já não é mais você mesma para os outros, é mais uma aluna para os professores e mais uma colega para os outros alunos. E quando chegar na faculdade, aí a distância aumenta mais ainda, porque para cada matéria é uma turma diferente e tem colega que vc só vê, às vezes, a cada quinze dias... O pior é se for colega de grupo dele e ele some por um mês...

Lembro no colégio, quando uma vez os meninos aprontaram comigo e viraram minha carteira para o outro lado enquanto eu não estava na sala e o professor simplesmente disse que não queria nada a ver com aquilo, quando eu pedi ajuda?? esse era um dos problemas, pelo menos no colégio onde estudei, por causa de coisas assim que mudei.

mas vc acabou de chegar, precisa dar uma chance a eles. As amizades vem com o tempo. terá que continuar se esforçando. Continue sorrindo e aja naturalmente. vai levando o dia a dia e seja receptiva às pessoas, seja amigável. Procure participar de muitas atividades, veja se o pessoal joga vôlei depois da aula, ou alguma outra coisa de que goste... Educação física é bom para conversar (eu nunca gostei de educação física, mas pelo menos, dá para conversar, mesmo que para falar mal do que seja lá que estejam sendo obrigados a jogar).

Vai acabar encontrando gente que goste das mesmas coisas que vc. Quando conversar com alguém, é importante escutar tb, olhar para a pessoa e prestar atenção no que dizem. Assim eles percebem que vc se importa. Ser atenciosa, lembrar os nomes de todo mundo, tarefa boa para quem tem que de repente decorar uns 30 ou 40 nomes... mas capricha no visual, sorria, e memso que ninguém converse com vc agora, vai encontrar mais gente! E quando houver uma brecha, tente conversar, um comentário aqui, outro ali, mas de bom humor. Uma dica, não fale mal de ninguém, pois nunca se sabe quem é amigo de quem, ainda mais se não conhece ninguém.

Olha em volta, vê tem umas meninas legais na sua turma, pede para mostrar a escola, ou pergunte se conhecem os professores, que está na dúvida sobre algum dever de casa (ou outra coisa, invente alguma ideia). Haverá trabalhos de grupo, assim vc vai mesmo conhecer gente tb!

Tem só uma semana de aula, tá tudo no início e o pessoal está voltando para o ritmo de aula e ainda tem carnaval chegando. Pergunta o que o pessoal vai fazer? Já é um assunto tb... vai ter que ter cara de pau, bom humor, e se ninguém te der bola não ligue - pense assim, eu gosto de mim, eu sou legal e vou conhecer gente legal, se eles estão me ignorando, azar deles. E tenha auto estima! se valorize e goste de vc mesma. Não permita que essas coisas pequenas te atinjam, o que é muuiiitttooo difícil, mas precisamos tentar. Até hoje tem gente que me dá nos nervos, mas temos que superar. Às vezes, a gente cai em umas turmas meio chatas mesmo. vc pode procurar os outros novatos :-)
E não pense que ninguém gosta de vc, eles apenas não te conhecem. E quando os grupos já estão formados, as famosas panelas, aí, não conhecem os outros mesmo. Aí, é uma luta! mas se for receptiva, eles podem acabar se abrindo mais. Mas pode demorar um pouquinho...

E tenha paciência e não se deixe abater. Sei que a gente às vezes chora porque está triste e tudo nos chateia, ou chora de raiva mesmo, ou chora porque quer chorar ( aí, aja TPM). Chorar tb é bom, para desabafar, mas não sempre. Se não isso te coloca numa energia negativa, que pode ser depressiva. E isso é muito ruim mesmo. Saia, passeie, procure se distrair. Se puder, converse com sua mãe tb, peça para vcs duas darem uma volta, fazer alguma coisa, diga que está chateada. se vcs duas se derem bem é claro ;-)

E procure suas amigas do outro colégio! agora vcs tem assunto para colocar em dia! use o msn, email, telefone, ou combinem de encontra - o que é melhor ainda! Quem sabe elas conhecem gente que está no seu colégio novo? O mundo é um lugar pequeno. Tem gente que fala que o mundo é um ovo, pois todos se conhecem, e outros ainda dizem que é um ovo de codorna.

Boa sorte!

bjs
Cacau
XXX

3 comentários:

  1. Olá Cacau,gostei muito do seu livro,que até comprei euri.Ok,vou perguntar uma coisa que sempre quis perguntar : Vc tem Orkut mesmo? euri again.Bem,o caso meu é seguinte : Eu tenho uma amiga,bem,uma BFF chamada Amanda.Ela é muito legal,a mais inteligente da sala,só que ela é diferente no MSN,ela fica falando comigo,só fica falando " OO ",reclama de me,e eu to cansada disso,queria conversar com ela,e queria uma ajudinha minha.O que eu falo com ela?Obg,Bruna Martins ;*

    ResponderExcluir
  2. olá "cacau", meu nome, bom, não interessa, sem querer ser mal-educada!
    eu comprei o seu livro e amei!!!!
    vc vai lançar outro?
    cá entre nós: qual é a sua idade?
    não a da personagem, a cacau existe mesmo? sei que muitas meninas te encrevem pedindo conselhos, e longe de mim querer estragar essa "relação" ´sou nova nessa coisa de adolescente, e nao sou de pedir conselhos para personagens.
    mas adoraria pedir um conselho para uma escritora!
    qual é a sua inspiração?
    eu estou escrevendo um livro, vários na verdade, é que a inspiração explode da minha cabeça. Como eu posso me organizar melhor?

    ResponderExcluir
  3. oi cacau eu tenho um livro seu eu ja o li 10 x e muito bom e quero dicas porque eu acabei de fazer um blog e nao sei mecher direito entoa pesso socorro me ajuda a mecher! bijo lara

    ResponderExcluir