segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Patrícia e Antônio Augusto - será que na escola nova vão implicar com meu peso?



Aí, a tentação!

cacau,
eu li seu livro e adorei!!!Parabéns. eu sempre fui gordinha e sofri muito preconceito, na minha escola eu era chamada de valentona só por ter muita força.Eu só engordei de angústia e ansiedade. Este ano vou para outra escola, será que vou sofrer muito preconceito? Me ajuda? bjos um abraço sou sua fã
Patrícia e

Antônio Augusto


Que bom que gostou do livro, tenho dois! Ai, amigas! Ninguém merece e o Blog da Cacau: ninguém merece! Fico feliz que tenha vindo visitar o blog!

Bom, vc citou dois problemas ser chamada de valentona e de gordinha.

Eu tb já fui mais cheinha, acho que muita gente tb, mas o corpo muda quando cresce, acaba perdendo um pouco dessa aparência gordinha. É claro que praticar esportes ou pelo menos algum exercício e cuidar para não atacar os salgadinhos é importante. Mas tem dia que a gente não quer fazer nada, está quente pra caramba para pensar em ir caminhar, correr, ou andar de bike e a gente só quer sorvete e chocolate.

De vez em quando não tem problema, o que não dá é todo dia comer leite condensado, hehehe. Tinha colega meu na escola que fazia isso! Mas os meninos gastam muito mais calorias do que as meninas e tem garoto que come tudo mesmo e é super magro e não engorda de jeito nenhum, enquanto que a gente que controla tudo, se come um sorvete, ou chocolate ou biscoitos, já faz diferença na balança no dia seguinte. Tem menino que come dois sanduíches gigantes, mais as batatas fritas, mais o milkshake e duas horas depois já está faminto de novo. E não engorda...

Cada pessoa tem um biotipo, um metabolismo, cada corpo é de um jeito, vc só precisa saber o que é melhor para vc. Se quiser mesmo fazer uma dieta balanceada pode ir em um nutricionista. Mas na verdade é só tomar cuidado mesmo e sempre olhar os rótulos dos alimentos. Trocar pão comum por integral, biscoito comum, por integral. Leite integral por desnatado ou de soja light. Evitar doces, chocolates e coisas com muito açúcar, tomar cuidado com os carboidratos - pão, massas, macarrão, salgados - se for comer salgados (colégio), opte por assados e não fritos. pizzas são bombas calóricas tb. O segredo é balancear tudo e gastar mais calorias do que consome. Então, o prato deve ter mais verduras e legumes do que macarrão ou arroz e feijão (que é importante consumir tb, mas de forma moderada, sem fazer uma montanha com eles no prato, a não ser que realmente gaste isso tudo de energia). A questão não é se a comida é saudável, mas tb se é calórica. E comer frutas nos lanches e coisas assim. Tem que ir se acostumando e com o tempo vai se habituando a evitar coisas muito calóricas e muito fritas :-) Infelizmente, as lanchonetes tem pouquíssimas opções mais saudáveis e aqueles sanduíches naturais não assim assim tão saudáveisporque levam maionese e ficam lá guardados sei lá por quanto tempo (e podem ser calóricos tb, tem ver o rótulo) ...

Mas também é importante, como a Cláudia escreveu nos coments (e editei este artigo), comer um pouco de tudo e na hora de trocar, trocar devagar para o metabolismo ir acompanhando. E como ela sugeriu, pode ser uma boa ideia fazer algum esporte na escola, como aulas de volei, basquete, lembrando que também existe natação, balé e outras coisas :-)

Quando ficar nervosa e ver que está comendo demais e sabe que é de gula ou de nervoso, tente parar e beber água. E ir fazer outra coisa, passear, jogar um video game, ligar para uma amiga e ficar conversando.

outra coisa é saber o seu IMC - índice de massa corporal, que indica se realmente está ou não com sobre peso:
este site faz o cálculo, se quiser saber:
http://como-emagrecer.com/calculo-de-imc.html

e este tb, inclusive explicando o cálculo no caso de crianças e adolescentes:
http://www.copacabanarunners.net/imc-criancas.html

Porém, este site faz o cálculo especialmente para crianças e adolescentes, é mais especícifo, mas está em inglês, só precisa saber a data de nascimento (birth date), a data que mediu sua altura pela última vez (Date of Measurement), o sexo (sex) se é menino (boy) ou menina (girl), a altura (height) e o peso (weight) e ele faz o cálculo:
http://apps.nccd.cdc.gov/dnpabmi/Calculator.aspx?CalculatorType=Metric

tem um livro de receitas do menino maluquinho que traz uma tabela tb de idade, peso e imc.

(Aproveitando que editei mesmo este artigo, para quem vier procurar informações depois, achei o nome do livro do Menino Maluquinho do Ziraldo:
O Livro de “Dietas” do Menino Maluquinho

Receitinhas para ajudar mamãe a emagrecer seu filho gordinho/engordar seu filho magrinho De Ziraldo e Sílvio Lancellotti;
)

A medida que for crescendo, o corpo muda, então, não esquenta tanto a cabeça, mas prestar atenção ao que come é importante e esporte é bom para o corpo e para a mente, nem que seja pular corda.

Outra coisa que ajuda é a postura, olhe no espelho se está com a coluna mais reta, se estiver encurvada, isso dá barriga, quando na verdade, nem tem barriga direito. Então, é só policiar a postura e procurar manter a coluna mais reta e os ombros para trás (não para trás demais, só evitar deles ficarem curvados para a frente).

Sobre ser valentona, tem gente que não tem mais o que fazer do que ficar chamando os outros de alguma coisa. Tente lembrar quando isso começou e porque e depois esqueça tudo, pois vc vai começar tudo de novo. vai fazendo amizade e conversando com o pessoal numa boa, vc não precisa usar sua força para nada, só converse e sorria bastante, seja receptiva e mantenha o bom humor. Seja alto astral! Os problemas que passou na outra escola ficaram lá e cuide da sua autoestima agora. Cuide do visual, procure ser solta e leve e não permita que ninguém te aborreça, se te encherem, tente ignorar ou se afastar, se for brigar aí, é que não param mesmo, pelo menos em geral. Cabeça erguida!

agora as aulas já começaram e espero que tudo esteja indo bem, procure participar das atividades do pessoal e conversar com as meninas :-)

Não deixe que os outros te façam nada e se começarem a implicar com vc, conte aos seus pais e a coordenadora. Mas não fique achando que vão te fazer alguma coisa, senão, vai acabar atraindo isso... Qualquer coisa, fale com seus pais tb, mas tenha confiança, vai dar tudo certo!

Boa sorte
Cacau
XXX

2 comentários:

  1. ooooooi cacau *-* ' obrigada por seguir lá amr :) amo as dicas que vs dá aqi. adoro seu blog. 1beijo :*

    ResponderExcluir
  2. Cacau, só queria avisar.
    Que temos que comer um pouco de tudo, e na hora de trocar, trocar devagar, para seu metabolismo conseguir acompanhar.
    E porque também ela não se inscrever numa aula de volei, basquete e etc na escola dela?
    Obrigado,

    ResponderExcluir